Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Bioenergia

Bioenergia: etanol de 2ª geração

Primeira planta que produzirá etanol a partir de celulose no Brasil está prevista para entrar em operação em 2013. Tecnologia pode aumentar a produtividade média de uma unidade produtora de etanol convencional em 30% a 40%.

A primeira planta que produzirá etanol a partir de celulose no Brasil está prevista para entrar em operação em 2013. O projeto de etanol de segunda geração está estimado em US$ 75 milhões e é resultado de uma parceria entre a brasileira GraalBio e a Chemtex, do grupo italiano Mossi & Ghisolfi (M&G).
O etanol celulósico será produzido a partir do bagaço e da palha de cana-de-açúcar. Neste sistema, enzimas são utilizadas para transformar a celulose em açúcares, que depois passam por fermentação e são convertidos em etanol.

“Caso as projeções de produção do etanol derivado do uso de biomassa se concretizem, o país poderá ser um dos primeiros no mundo a operar esse tipo de tecnologia em escala comercial,” afirmou o consultor de Emissões e Tecnologia da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Alfred Szwarc.

Segundo o consultor, esse tipo de tecnologia pode aumentar a produtividade média de uma unidade produtora de etanol convencional em 30% a 40%, em função da disponibilidade de matéria-prima.