Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

P&D

Biodiesel e canola: a união que deu certo

Maior produtora de canola do País, BSBIOS demonstra que a cultura é uma excelente opção para produtor investir no inverno.

Biodiesel e canola: a união que deu certo

Participando pela primeira vez da Show Rural Coopavel, em Cascavel/PR, a BSBIOS também inaugura a presença do segmento de biodiesel na feira. “Além de demonstrar o trabalho que a BSBIOS tem realizado no Paraná com a produção de biodiesel, viemos apresentar a cultura da canola como uma opção de cultura de inverno rentável e também mostrar para o público que nos visita a importância do mercado de biodiesel para o agronegócio”, explica Erasmo Carlos Battistella, Diretor Presidente da BSBIOS e da Associação Brasileira de Produtores de Canola – ABRASCANOLA.

Segundo Battistella, a aposta na canola foi fortalecida com a implantação do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel – PNPB, em 2005. Apesar de ser uma cultura que apresentou dificuldades no Paraná na década de 80, com a entrada do biodiesel no Brasil, o país, que atualmente é o segundo maior produtor e consumidor de biodiesel, passou a ter mais necessidade de óleo e a canola mostrou-se como excelente opção, podendo render até 40% de óleo.  “Vários problemas daquela época foram solucionados, como é o caso do zoneamento agroclimático que começou a ser feito no Brasil a partir de 2008, também foram desenvolvidas tecnologias de plantio e colheita, resolvendo os grandes gargalos do passado. Além disso, a BSBIOS dá todo o suporte técnico e garante a compra de produção do produtor, o que dá uma segurança a mais”, afirma Battistella.

Atualmente a BSBIOS é a maior produtora de canola do Brasil. Na última safra, o país foi o segundo maior produtor na América Latina, com 59 mil ha de área plantada. Só a empresa fomentou 25 mil ha, sendo 10 mil ha somente no Paraná e a expectativa é que este número aumente cada vez mais. “Em parceria com a ABRASCANOLA e com a Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil – APROBIO estamos buscando duas importantes mudanças junto ao Governo Federal. A primeira é uma política pública clara, com a finalidade de melhorar a produtividade da canola e a segunda é que tenhamos um novo marco regulatório para que entre outras diretrizes a mistura de biodiesel ao diesel fóssil passe dos atuais 5% para 7%, o que seria extremamente benéfico para a agricultura”, diz o Diretor Presidente da BSBIOS.

Trabalhando sempre em parcerias, principalmente com cooperativas e cerealistas, a BSBIOS busca este ano aumentar consideravelmente o fomento da cultura no Paraná. Um destes trabalhos já ocorre na próxima semana, também em Cascavel/PR. Será realizado nos dias 13 e 14 de fevereiro, no Centro de Convenções e Eventos Pedro Luiz Boaretto o 3º Curso Estadual de Capacitação Técnica para Cultura da Canola. Serão abordados por pesquisadores e especialistas do setor desde técnicas de plantio e colheita, até as perspectivas de mercado e de clima para a safra 2012. A entrada é gratuita e as inscrições devem ser feitas por meio do e-mail [email protected] ou pessoalmente no dia do evento.