Baterias de sódio podem ser usadas nos gadgets no futuro
O lítio é utilizado na composição de baterias das mais diversas baterias de eletrônicos, mas ele pode estar com os dias contados: cientistas da Universidade de Tóquio estão trabalhando para desenvolver fontes de energia que funcionam com um material bem abundante na natureza: o sódio.
Mas isso não é tão fácil. Segundo o Arstechnica, para criar baterias que tenham uma qualidade comparável às atuais, é necessário produzir um eletrodo totalmente novo para atuar na liberação de carga do sódio, que é bem menos recomendado que o lítio para funcionar como bateria por não liberar tanta energia quando perde elétrons. Ainda assim, trata-se de uma alternativa mais barato e abundante.
Mas, de acordo com o TheVerge, a equipe ainda esbarra em algumas limitações técnicas da nova composição: a energia gerada por um desses objetos no início da produção seria o equivalente a duas pilhas AA. Além disso, depois de 30 ciclos de recarga, a durabilidade costuma cair consideravelmente. A estimativa para o uso de baterias de sódio no mercado é de dez anos ou mais.
Assuntos do Momento

Petrobras faz avaliação ambiental na Bacia de Campos para parque eólico offshore
O projeto em avaliação consiste em parque com capacidade de geração de 4 gigawatts (GW)
Produção de energia eólica offshore tem potencial de US$ 200 bilhões
“Seremos país exportador de energia e de combustíveis”, disse Joaquim Leite, ministro do Meio Ambiente

Brasil atinge 1 milhão de usinas solares em telhados de casas, empresas, indústrias e terrenos
O levantamento, realizado pelo Meu Financiamento Solar, com base em dados da ANEEL, revela que 77,7% das placas fotovoltaicas estão instaladas em residências, 12,3% em comércios e 7,7% no setor rural

Energia solar global dobra em três anos
A fonte solar acaba de ultrapassar a marca de 1 terawatt (TW) de potência instalada e pode dobrar em quatro anos

Energia renovável precisa crescer 52% no Brasil, diz relatório da CDP América Latina
Maior participação na matriz energética ajudaria a evitar 21 bilhões de toneladas de gás carbônico na atmosfera até 2050

Veja o ranking do estados com maior potência de energia solar
Minas Gerais lidera; São Paulo e Rio Grande do Sul completam o top 3