AveSui
AveSui Biocombustível Bioenergia Biomassa América Latina Comentário B&B Economia Empresas Exportação Eventos e Cursos Geral Insumos Meio Ambiente Pesquisa e Desenvolvimento Sustentabilidade Tecnologia Revista Todos os Vídeos TV Gessulli no YouTube Edições Revista Digital Anuncie
Qualidade dos solos

Banrisul, Embrapa e CCGL lançam iniciativa voltada à melhora da qualidade dos solos do Rio Grande do Sul

Operação 365 pretende apoiar os produtores no enfrentamento de intempéries e estresse hídrico

Redação com informações de Valor Econômico
09-Nov-2021 09:03

O Banrisul, a Cooperativa Central Gaúcha Ltda (CCGL) e a Embrapa Trigo lançaram um conjunto de medidas para melhorar a qualidade dos solos agrícolas gaúchos e, com isso, a competitividade no campo. Chamada de Operação 365, a iniciativa pretende apoiar os produtores do Estado no enfrentamento de intempéries e estresse hídrico com financiamento e transferência de tecnologia.

O objetivo é garantir qualidade química, física e biológica dos solos agrícolas do Rio Grande do Sul para aumentar a produtividade das lavouras, reduzir riscos climáticos e maximizar a rentabilidade do setor.

As entidades parceiras estão qualificando técnicos para prestar assistência aos produtores para que seja possível certificar os talhões agrícolas de excelência quanto ao uso das boas práticas de manejo.

Essas áreas certificadas pelo programa vão receber um selo, conforme o nível de manejo, o que tornará o produtor apto a receber incentivos, como financiamentos do Banrisul, para continuar a adotar boas práticas.

"Nosso principal objetivo é melhorar a qualidade do solo e preparar o agronegócio para enfrentar as intempéries climáticas e o estresse hídrico. O Banrisul apoiará os produtores gaúchos que necessitarem de financiamento para essa finalidade", afirma o presidente da instituição, Cláudio Coutinho, em nota.

"Temos comprovado, em levantamentos feitos, que o Rio Grande do Sul possui áreas que produzem de 30% a 40% a mais, mesmo em anos de seca. Mas isso só ocorre quando se adotam as práticas mais adequadas", disse o presidente da CCGL, Caio Vianna.

"O manejo errado do solo causa uma queima elevada de carbono por hectare. Por isso estamos promovendo a interação entre crédito, fomento e conhecimento técnico", observou o chefe-geral da Embrapa Trigo, Jorge Lemanski.

Plataforma SmartCoop

Também foi lançada a Plataforma SmartCoop, um ambiente digital que vai oferecer ferramentas de gestão e monitorando da propriedade rural, a comercialização da produção de forma virtual e compras de insumos pelo meio online aos 173 mil produtores associados e demais colaboradores das cooperativias vinculadas à FecoAgro-RS.

Os módulos permitem o monitoramento com imagens de satélite, previsão do tempo, locação de máquinas agrícolas, gestão do rebanho animal, consulta de cotações e saldos, venda de grãos e operações barter. A central digital de compras possibilita às cooperativas comprarem produtos em conjunto, viabilizando preços mais favoráveis junto aos fornecedores e repassando parte desse ganho aos associados no momento da venda de insumos, contribuindo para o aumento da eficiência e lucratividade da operação agrícola.

Assuntos do Momento

Fontes solar e eólica terão mais espaço na geração de energia do Brasil
25 de Janeiro de 2022
Fonte Renovável

Fontes solar e eólica terão mais espaço na geração de energia do Brasil

As informações constam na minuta do Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031, que foi colocada em consulta pública nesta segunda-feira (24/01).

UEMS/Mundo Novo tem projeto de R$ 674 mil aprovado no edital MS Carbono Neutro
24 de Janeiro de 2022
Biometano

UEMS/Mundo Novo tem projeto de R$ 674 mil aprovado no edital MS Carbono Neutro

O projeto, que será coordenado pelo professor Dr. Leandro Fleck, obteve nota final de 9,70 e garantiu a maior pontuação dentre todas as propostas aprovadas, além disso teve o segundo maior recurso financeiro obtido

Veja quais são os tipos de energia renovável usados no Brasil
20 de Janeiro de 2022
Brasil

Veja quais são os tipos de energia renovável usados no Brasil

Uso de energias como a solar e a eólica ganharam forçam em meio ao combate às mudanças climáticas

USDA lança programa piloto para implantar infraestrutura de energia renovável para pessoas em cidades rurais
19 de Janeiro de 2022
EUA

USDA lança programa piloto para implantar infraestrutura de energia renovável para pessoas em cidades rurais

O financiamento ajudará as pessoas em comunidades rurais particularmente carentes a reduzir os custos de energia, aumentar a resiliência energética e enfrentar as mudanças climáticas

Assinantes de energia solar adotam dispositivo de inteligência artificial para evitar desperdício e reduzir consumo
24 de Janeiro de 2022
Tecnologia

Assinantes de energia solar adotam dispositivo de inteligência artificial para evitar desperdício e reduzir consumo

Tecnologia já é utilizada em várias residências e empresas do Interior de SP e ajuda a reduzir em cerca de 15% consumo de eletricidade

Gás Natural catarinense tem crescimento recorde em 2021
24 de Janeiro de 2022
Biocombustível

Gás Natural catarinense tem crescimento recorde em 2021

Ao todo, Santa Catarina concentra 18.634 clientes diretos, entre indústrias, unidades residenciais, estabelecimentos comerciais e postos de combustíveis, além dos 112.353 usuários de GNV (Gás Natural Veicular)

Mais assuntos do momento
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência de navegação, para medir o tráfego, e para fins de marketing. Para mais informações, por favor visite nossa política de privacidade. Política de Privacidade