AveSui Biocombustível Bioenergia Biomassa América Latina Comentário B&B Economia Empresas Exportação Eventos e Cursos Geral Insumos Meio Ambiente Pesquisa e Desenvolvimento Sustentabilidade Tecnologia Revista Todos os Vídeos TV Gessulli no YouTube Edições Revista Digital Anuncie
Qualidade dos solos

Banrisul, Embrapa e CCGL lançam iniciativa voltada à melhora da qualidade dos solos do Rio Grande do Sul

Operação 365 pretende apoiar os produtores no enfrentamento de intempéries e estresse hídrico

Redação com informações de Valor Econômico
09-Nov-2021 09:03

O Banrisul, a Cooperativa Central Gaúcha Ltda (CCGL) e a Embrapa Trigo lançaram um conjunto de medidas para melhorar a qualidade dos solos agrícolas gaúchos e, com isso, a competitividade no campo. Chamada de Operação 365, a iniciativa pretende apoiar os produtores do Estado no enfrentamento de intempéries e estresse hídrico com financiamento e transferência de tecnologia.

O objetivo é garantir qualidade química, física e biológica dos solos agrícolas do Rio Grande do Sul para aumentar a produtividade das lavouras, reduzir riscos climáticos e maximizar a rentabilidade do setor.

As entidades parceiras estão qualificando técnicos para prestar assistência aos produtores para que seja possível certificar os talhões agrícolas de excelência quanto ao uso das boas práticas de manejo.

Essas áreas certificadas pelo programa vão receber um selo, conforme o nível de manejo, o que tornará o produtor apto a receber incentivos, como financiamentos do Banrisul, para continuar a adotar boas práticas.

"Nosso principal objetivo é melhorar a qualidade do solo e preparar o agronegócio para enfrentar as intempéries climáticas e o estresse hídrico. O Banrisul apoiará os produtores gaúchos que necessitarem de financiamento para essa finalidade", afirma o presidente da instituição, Cláudio Coutinho, em nota.

"Temos comprovado, em levantamentos feitos, que o Rio Grande do Sul possui áreas que produzem de 30% a 40% a mais, mesmo em anos de seca. Mas isso só ocorre quando se adotam as práticas mais adequadas", disse o presidente da CCGL, Caio Vianna.

"O manejo errado do solo causa uma queima elevada de carbono por hectare. Por isso estamos promovendo a interação entre crédito, fomento e conhecimento técnico", observou o chefe-geral da Embrapa Trigo, Jorge Lemanski.

Plataforma SmartCoop

Também foi lançada a Plataforma SmartCoop, um ambiente digital que vai oferecer ferramentas de gestão e monitorando da propriedade rural, a comercialização da produção de forma virtual e compras de insumos pelo meio online aos 173 mil produtores associados e demais colaboradores das cooperativias vinculadas à FecoAgro-RS.

Os módulos permitem o monitoramento com imagens de satélite, previsão do tempo, locação de máquinas agrícolas, gestão do rebanho animal, consulta de cotações e saldos, venda de grãos e operações barter. A central digital de compras possibilita às cooperativas comprarem produtos em conjunto, viabilizando preços mais favoráveis junto aos fornecedores e repassando parte desse ganho aos associados no momento da venda de insumos, contribuindo para o aumento da eficiência e lucratividade da operação agrícola.

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência de navegação, para medir o tráfego, e para fins de marketing. Para mais informações, por favor visite nossa política de privacidade. Política de Privacidade