Bahia concede benefício fiscal para projeto de biomassa da ERB
O projeto da ERB - Energias Renováveis do Brasil, empresa especializada na geração de energia a partir de biomassa, localizado no parque industrial da Dow Brasil, em Candeias, região metropolitana de Salvador, acaba de ser habilitado ao Programa de Desenvolvimento Industrial e de Integração Econômica do Estado da Bahia (Desenvolve). O incentivo busca complementar e diversificar a matriz industrial e agroindustrial da região.
Atualmente, a companhia é responsável pelo investimento, instalação e operação de uma unidade de cogeração que utilizará eucalipto de reflorestamento como matéria-prima no fornecimento de vapor ao parque industrial da Dow Brasil. A meta da ERB é substituir 200 mil m3 de gás natural por dia, reduzindo as emissões de CO2. "A unidade de cogeração terá capacidade para produção anual de 1,08 milhão de toneladas de vapor industrial e 108 mil megawats hora de energia elétrica", completa Paulo Vasconcellos, diretor executivo da ERB.
Em julho, por meio de um protocolo de intenções, firmado com o Estado da Bahia, a empresa se comprometeu a estimular a economia local por meio da viabilização do projeto e geração de postos de trabalho. Em contrapartida, o Estado oferecerá apoio institucional e benefícios fiscais relativos ao ICMS.
"Acreditamos no potencial da Bahia e contamos com o apoio do governo do Estado e das Secretarias da Fazenda (SEFAZ) e da Indústria, Comércio e Mineração (SICM), que nos motivam a expandir ainda mais nossa presença na região. Além do benefício ser essencial para a viabilização de iniciativas como a da ERB, ainda atrai investimentos e potencializa a Bahia no cenário de negócios. Todos esses fatores nos estimulam em investir cada vez mais no Estado. Inclusive, já estamos em processo de negociação com novos clientes e esperamos anunciar essas parcerias no início de 2012", finaliza o executivo.
Assuntos do Momento

Cresce frota de caminhões 100% elétricos refrigerados da Seara
Os veículos serão fornecidos pela No Carbon, nova empresa da JBS Novos Negócios especializada em locação de caminhões movidos a eletricidade

Energia solar representa 8,1% da matriz elétrica do país
Energias renováveis e construções sustentáveis são tema de evento no interior de São Paulo

Calculadora dimensiona área de plantio de bambu para capturar gás carbônico
Projeto da Unifesp é uma alternativa natural para controlar a quantidade de gases de efeito estufa na atmosfera

Setores de energia solar e eólica podem gerar 2 milhões de empregos no Nordeste
Além de estimular a implementação de fontes limpas, investimentos verdes devem levar em consideração as populações locais e a proteção do meio ambiente

Brasil atingiu 17 GW de potência solar
Marca equivale a 8,4% da matriz energética do país

Com projetos de energia rural, RenovaPR leva sustentabilidade ao campo
Programa alcançou o número de 3.154 projetos acatados pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná