Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

AveSui 2012

AveSui: Itaipu Binacional expõe caminhão elétrico na Feira Biomassa & Bioenergia

Veículo Iveco Daily Elétrico cabine dupla está em exposição no estande da Itaipu Binacional durante Feira Biomassa & Bioenergia.

AveSui: Itaipu Binacional expõe caminhão elétrico na Feira Biomassa & Bioenergia

Um caminhão movido a energia elétrica está estacionado junto ao estande da Itaipu Binacional, dentro da AveSui América Latina, evento realizado em conjunto com a Feira Biomassa & Bioenergia e a AveSui Reciclagem Animal no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). De acordo com gerente da Assessoria de Mobilidade Elétrica Sustentável de Itaipu, Celso Novais, o caminhão é um protótipo que faz parte do Projeto Veículo Elétrico (VE), que foi desenvolvido em parceria com a empresa suíça KWO. Lançado em 2009, o Iveco Daily Elétrico cabine dupla ganhou o Prêmio Destaque Tecnológico no Congresso da Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE). Novais explica que o veículo foi projetado para atender a demanda do produtor rural para o transporte de cargas pesadas de uma forma ecologicamente correta. “O caminhão já é utilizado para serviços dentro da Itaipu com sucesso”, destacou o gerente.

Já visto por centenas de visitantes, o caminhão elétrico é movido por três baterias, este protótipo é carregado em energia bivolt e tem o consumo de 21,2 kw/h, resultando em 63 kw/h. “Este valor corresponde a R$ 30 na conta de energia, para cada 8 horas de recarga”, pontua Novais. “Com a carga completa, o veículo percorre aproximadamente 120 km e tem capacidade para transportar 2,5 toneladas de carga”. Novais afirma que o veículo elétrico é considerado uma alternativa 100% ecológica, por não produzir gases poluentes e utilizar energia limpa, de baixo custo e renovável. O utilitário Iveco Daily Elétrico em uso na Itaipu pode alcançar velocidade de até 70 km/h, vela até sete pessoas e carga de 2,5 toneladas.

Visite a Feira Biomassa & Bioenergia até o dia 4 de abril, no Expo Center Norte, das 12h às 20h.