Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Bioenergia

AveSui EuroTier atrai vanguarda em geração de energia alternativa

Parceria entre eventos reforça participação das empresas com as melhores tecnologias para produção eletricidade em granjas e fazendas

DCIM100MEDIADJI_0021.JPG
DCIM100MEDIADJI_0021.JPG

As granjas e fazendas serão, ao lado de painéis solares e instalações eólicas, a principal fonte para a forte expansão já em curso do mercado de energias alternativas no Brasil.

Este será um dos temas de destaque da AveSui EuroTier South America 2019, que terá um pavilhão dedicado totalmente ao assunto. A EuroTier, por meio da Energy Decentral, é uma das principais referências de feiras no segmento.

Segundo dados do setor, o Brasil deve receber US$ 237 bilhões em investimentos nestas soluções até 2040. A ampla disponibilidade de biomassa, as legislações estaduais, o incentivo do poder público e o ganho econômico aos adotantes, inclusive, têm acelerado esta transformação.

No ano passado, por exemplo, o Brasil passou a integrar a Irena (Agência Internacional de Energias Renováreis), Santa Catarina aprovou uma legislação específica para produtores rurais e bilhões de dólares foram investidos em fábricas e instalações destas tecnologias.

Neste ano, o Governo do Paraná reforçou a intenção de investir no setor e reuniu empresários, prefeitos e a representantes da Ocepar (Organização das Cooperativas do Paraná) para acelerar a geração de energia a partir de biomassa.

A geração de energia deste tipo no Estado deve crescer 6% ao ano e, atualmente, o potencial é de 3.700 Megawatts apenas com a exploração de biomassa.

Por sua vez, a Itaipu Binacional lidera o projeto Central de Bionergia que prevê instalar plantas de biogás capazes de gerar energia suficiente para cerca de 15 mil residências. A primeira delas será em Toledo em curto prazo e outras serão montadas em mais quatro cidades até 2020.

A adoção das tecnologias para geração alternativa de energia também estão cada vez mais baratas devido ao aumento da produção, da concorrência e do desenvolvimento das tecnologias. No ano passado, inclusive, o preço das energias alternativas ficou abaixo das tradicionais pela primeira vez.

As principais novidades do setor estarão no evento AveSui EuroTier, que reúne as expertises dos dois eventos. Entre os expositores já confirmados na área de geração de energia alternativa, estão a Bono Fotovoltaico, Enermac e ADS (fotovoltaica), Germek (biogás) e Andritz, CPM, Schneider Montagens, Zhengchang (biomassa ou biocombustível).