Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

As oportunidades do mercado de gás vão estar na mesa de abertura do Fórum do Biogás

Momento não poderia ser melhor para se discutir o futuro do biogás no Brasil, afirma o diretor-executivo da Gas Energy, Rivaldo Moreira Neto

O momento não poderia ser melhor para se discutir o futuro do biogás no Brasil. A opinião é do diretor-executivo da Gas Energy, Rivaldo Moreira Neto, que vai participar da mesa de abertura do VI Fórum do Biogás, maior evento da América Latina para o setor, que a Associação Brasileira do Biogás – ABiogás promove em 31 de outubro e 1º de novembro, em São Paulo. “Temos uma combinação de tempo perfeita, que coincide com o lançamento do programa do Governo Federal para o mercado de gás. Estruturado em função do imenso potencial do gás oriundo do pré-sal, o projeto apresenta muitos pontos que vão viabilizar outras matrizes energéticas, como o biogás. São empreendimentos menores em volume, mas que apresentam um custo de implantação mais eficiente”, comentou.

Para Rivaldo, a conjunção de fatores como regulamentação e ampliação de mercados consumidores representam um estímulo à inovação para a produção de energéticos de diferentes matrizes. “O que o biometano precisa, neste momento, é da disseminação da informação. Sua aplicabilidade ainda está mais associada à energia elétrica. Nem todo mundo sabe que também pode ser injetado para uso na indústria, por exemplo”, comentou.

Rivaldo acredita que o biometano pode gerar um efeito complementar ao mercado tradicional de gás. “Ele atende a um nicho, mas é um nicho bastante competitivo”, afirmou. “Sem contar que, ao mesmo tempo, resolve grandes problemas, como a destinação de resíduos, proporcionando a solução para passivos ambientais”, completou.

Já para o próximo ano, Rivaldo acredita que deve haver um crescimento considerável de empreendimentos privados principalmente ligados a aterros sanitários e ao aproveitamento da vinhaça. “Tenho me surpreendido positivamente com o surgimento de novas usinas, como vimos recentemente no Rio de Janeiro e em São Paulo”, comentou.

Para Rivaldo, há um enorme potencial a ser desenvolvido em São Paulo a partir da vinhaça. “É preciso que haja um alinhamento de informações entre os agentes produtores e comercializadores. Há um potencial enorme para a geração de biogás a partir da indústria sucroenergética, com presença forte no estado de São Paulo. Neste sentido, o Fórum será uma ótima oportunidade para aproximar as empresas do setor”, aposta.

O VI Fórum do Biogás é uma realização da ABiogás, e tem como parceiros institucionais a Associação da Indústria de Cogeração de Energia (Cogen), e da Única, organização da Datagro, e apoio das empresas associadas da ABiogás.

Serviço:

VI Fórum do Abiogás

Quando: 31 de outubro e 1º de novembro

Local: Centro Empresarial de São Paulo – Cenesp. Av. Maria Coelho Aguiar, 215 – Jardim São Luís – SP

Mais informações e inscrições: http://www.forumdobiogas.com.br/

Sobre o palestrante

Rivaldo Moreira Neto é  graduado em Economia pela Universidade de Brasília (2010), com MBA em Finanças pelo Ibmec (2014) e participação em diversos cursos e seminários do setor elétrico e de Óleo & Gás. Desde março de 2015, lidera a equipe de analistas da Gas Energy, com gerência e participação intensa em todos os projetos contratados junto à consultoria, que se especializou em assessorar clientes na busca por soluções estratégicas na produção e comercialização ou consumo de gás natural, além de processos de due dilligence em ativos do Midstream e Downstream da cadeia do setor a partir do programa de desinvestimentos da Petrobras.