AveSui
Biocombustível

Aprobio entrega três primeiros certificados do selo de qualidade Biodiesel Super A

O selo atesta que o biocombustível produzido por usinas associadas segue especificações mais rígidas de qualidade

Redação com informações de Broadcast Agro
07-Jul-2021 11:11

A Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (Aprobio) entregou os três primeiros certificados do Selo Aprobio de Qualidade - Biodiesel Super A, informou a entidade, em nota. O selo, concedido por meio de um sistema externo de auditoria e certificação, atesta que o biocombustível produzido por usinas associadas segue especificações mais rígidas de qualidade. As usinas que receberam o reconhecimento foram a BSBios, nas unidades de Passo Fundo (RS) e Marialva (PR), e a 3tentos, em Ijuí (RS).

O organismo certificador escolhido foi a Control Union, empresa especializada em gestão dos processos de auditoria das cadeias de abastecimento da indústria em mercados como alimentos, rações, silvicultura, biomassa, bioenergia e têxteis, que escolheu o laboratório creditado. A entrega do selo ocorreu no dia 30 de junho durante cerimônia de celebração de 10 anos da Aprobio e posse do novo presidente do Conselho de Administração da associação, Francisco Turra.

"Nosso objetivo é ampliar a transparência ao mercado com auditoria de produto realizada por empresa certificadora independente e, assim, confirmar a adoção pelas usinas associadas das especificações mais rígidas (por exemplo, menor teor de metais), definidas pelo Comitê Técnico e aprovadas no Conselho da Aprobio, e as boas práticas definidas pela Aprobio e sugeridas à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)", disse o diretor superintendente da entidade, Julio Cesar Minelli, em nota.

Conforme o comunicado, as auditorias verificam dados da unidade produtiva, informações sobre o aditivo antioxidante e sobre certificação do biodiesel e o registro dos aspectos relacionados ao processo de expedição do biodiesel, incluindo coleta e armazenamento das amostras. No processo, são avaliadas características da especificação do biodiesel, como ponto de entupimento de filtro a frio, contaminação total, estabilidade à oxidação, acidez, teor de água, Monoglicerídeos, Diglicerídeos, Triglicerídeos, glicerina livre e total e limites mais restritivos para metais.

Prédios públicos em municípios de SP e PR adotam o uso de energia solar, biomassa, eólica e pequenas centrais hidrelétricas estimando economia de R$ 2 milhões por ano
Redução de CO2

Na expectativa de reduzir milhares de toneladas de CO2

Com transmissão ao vivo, AveSui 2022 será lançada oficialmente nesta quarta-feira (20/10) em Medianeira, PR