AveSui
Biocombustível

Aprobio entrega três primeiros certificados do selo de qualidade Biodiesel Super A

O selo atesta que o biocombustível produzido por usinas associadas segue especificações mais rígidas de qualidade

Redação com informações de Broadcast Agro
07-Jul-2021 11:11

A Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (Aprobio) entregou os três primeiros certificados do Selo Aprobio de Qualidade - Biodiesel Super A, informou a entidade, em nota. O selo, concedido por meio de um sistema externo de auditoria e certificação, atesta que o biocombustível produzido por usinas associadas segue especificações mais rígidas de qualidade. As usinas que receberam o reconhecimento foram a BSBios, nas unidades de Passo Fundo (RS) e Marialva (PR), e a 3tentos, em Ijuí (RS).

O organismo certificador escolhido foi a Control Union, empresa especializada em gestão dos processos de auditoria das cadeias de abastecimento da indústria em mercados como alimentos, rações, silvicultura, biomassa, bioenergia e têxteis, que escolheu o laboratório creditado. A entrega do selo ocorreu no dia 30 de junho durante cerimônia de celebração de 10 anos da Aprobio e posse do novo presidente do Conselho de Administração da associação, Francisco Turra.

"Nosso objetivo é ampliar a transparência ao mercado com auditoria de produto realizada por empresa certificadora independente e, assim, confirmar a adoção pelas usinas associadas das especificações mais rígidas (por exemplo, menor teor de metais), definidas pelo Comitê Técnico e aprovadas no Conselho da Aprobio, e as boas práticas definidas pela Aprobio e sugeridas à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)", disse o diretor superintendente da entidade, Julio Cesar Minelli, em nota.

Conforme o comunicado, as auditorias verificam dados da unidade produtiva, informações sobre o aditivo antioxidante e sobre certificação do biodiesel e o registro dos aspectos relacionados ao processo de expedição do biodiesel, incluindo coleta e armazenamento das amostras. No processo, são avaliadas características da especificação do biodiesel, como ponto de entupimento de filtro a frio, contaminação total, estabilidade à oxidação, acidez, teor de água, Monoglicerídeos, Diglicerídeos, Triglicerídeos, glicerina livre e total e limites mais restritivos para metais.

Maior produtor do país na área, RN vai estocar energia eólica
Bioenergia

Maior produtor do país na área, RN vai estocar energia eólica

Empresa EV Brasil assinou protocolo com governo do estado para instalar primeiro projeto do tipo no país, nesta terça-feira (21). Investimento inicial é de R$ 12,5 milhões.

Na ONU, Bolsonaro destaca compromisso com transição energética e matriz brasileira
Compromisso

Presidente citou compromisso com dois pactos, um para reduzir emissões de carbono e outro para financiar o setor de hidrogênio, e disse que país é destaque na implementação de soluções energéticas sustentáveis

Alta do gás pode abalar transição verde na UE
23 de Setembro de 2021
Meio Ambiente

Alta do gás pode abalar transição verde na UE

Há o temor de que a crise energética tenha impacto sobre a crença no investimento em fontes mais limpas

Água da louça para regar plantação: ciência dá alternativas para agricultura sobreviver com seca e crise hídrica
Alternativa

Bioágua é feita a partir da filtragem das chamadas águas cinzas. Combinação entre diferentes fontes é a solução para pesquisadores, que também apostam no uso da água subterrânea.

BRF conquista certificado de Zero Waste para fábrica de perus na Turquia
Certificado

BRF conquista certificado de Zero Waste para fábrica de perus na Turquia

Documento atesta conformidade da Companhia ao Regulamento turco de Resíduos Zero

Alemanha deve acabar com uso de óleo de palma em biocombustíveis a partir de 2023
Biocombustível

Matéria-prima foi classificada pelo bloco como fator que resulta em desmatamento excessivo e não pode mais ser considerada um combustível renovável para transporte.