Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Geral

Apenas 10% das propriedades rurais do país estão inscritas no CAR

O número está abaixo do esperado, segundo a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

Apenas 10% das propriedades rurais do país estão inscritas no Cadastro Ambiental Rural (CAR), novo sistema de controle do governo federal para evitar desmatamentos, conforme dados apresentados nesta terça-feira, em Brasília, pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), durante a divulgação do 7º Mapeamento e Monitoramento do Plantio de Soja no Bioma Amazônia.

O CAR alcança, até o momento, 50,9 milhões de hectares. O número está abaixo do esperado, segundo a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. “Devíamos entrar hoje com 132 milhões de hectares na base do CAR”, disse. Segundo ela, os Estados estão adaptando seus sistemas para integrá-los ao do governo federal.

A ministra informou que a Polícia Federal está investigando tentativas de fraudar dados apresentados para registro do CAR. “Detectamos algumas tentativas de fraude que foram interrompidas e tiradas do sistema”, afirmou. Apesar da falha, a ministra apontou o CAR como principal canal para abandonar o modelo de moratória da soja na Amazônia, onde o total da área desmatada cresceu entre 2012 e 2013, passando de 319.350 hectares para 435.698 hectares na região onde ocorre principalmente o plantio de soja.

Segundo a ministra, o aumento refletiu aumento de preço da commodity no mercado internacional. “É lógico que, com essa dinâmica, a pessoa tenta arriscar (a plantar em área de moratória)”, disse. O governo renovou nesta terça-feira a moratória com entidades representativas dos produtores de soja. “Se faz necessário avançar no CAR para que a gente possa substituir a moratória da soja”, justificou.