Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Inovação

Aparelho alimentado a biomassa transforma ar em água potável

O sistema consegue obter 2.000 litros de água da atmosfera diariamente, o suficiente para 100 pessoas, recorrendo a energias limpas.

Aparelho alimentado a biomassa transforma ar em água potável

O dispositivo foi criado por uma parceria entre as empresas Skysource e Skywater que concorriam ao desafio Water Abundance XPrize. Criada em 2016, a competição consiste em obter água limpa e potável do ar utilizando sistemas com recursos renováveis. A tecnologia procura atenuar as condições em zonas de desastres naturais ou regiões onde a água não abunda.

Este ano, o desafio consistia em criar um aparelho capaz de extrair pelo menos 2.000 litros de água da atmosfera por dia, o suficiente para as necessidades de cerca de 100 pessoas. A máquina teria de utilizar energia limpa e o custo da água obtida não poderia ultrapassar os 2 cêntimos por litro. O dispositivo criado pelo consórcio venceu o prémio de 1,5 milhões de dólares.

A invenção chama-se WEDEW (wood-to-energy deployed water) e foi criada utilizando dois sistemas já existentes. O primeiro, Skywater é uma caixa que simula a forma como as nuvens são criadas, que aquece o ar para criar condensação e dessa forma obter água. Esta é guardada num tanque dentro de um contentor, que depois pode ser ligada a uma máquina ou uma torneira.

No entanto, este sistema utiliza muita eletricidade, e por isso, foi introduzido um gaseificador de biomassa, um recurso de energia de baixo-custo, explica a publicação Fast Company. O sistema utiliza recursos de biomassa disponíveis no local, sejam pedaços de madeira ou cascas de coco, capazes de alimentar a máquina e dessa forma produzir água través do ar com um custo inferior. A empresa afirma que os resíduos são depois transformados em adubo para o solo.

Em locais onde estes recursos naturais não abundam, o dispositivo pode ser alimentando por energia solar ou baterias, em alternativa à biomassa.