Antigo refúgio nazista vira usina solar e de biomassa na Alemanha
Através da tecnologia de absorção da energia solar e de produção de biomassa, o local será capaz de fornecer eletricidade limpa para mil casas e deve aquecer outras três mil.
Gerar energia renovável pode ser a forma utilizada pela Alemanha para apagar as marcas deixadas pelo nazismo e pela Segunda Guerra Mundial. Em Hamburgo, uma antiga fortaleza será transformada em uma usina mista, capaz de produzir eletricidade a partir do sol e da biomassa.
O bunker, nome dado ao abrigo, já serviu de refúgio para 30 mil pessoas, protegendo-as de aviões que lançavam oito mil disparos por minutos. Agora a estrutura será adaptada de forma totalmente sustentável.
A IBA Hamburgo é a empresa responsável pela transformação do bunker, que além da usina, contará com um museu, um café e um terraço. O local será chamado de "Energiebunker" e deve estar em pleno funcionamento em 2013.
Através da tecnologia de absorção da energia solar e de produção de biomassa, o local será capaz de fornecer eletricidade limpa para mil casas e deve aquecer outras três mil. Além de abastecer todo o "complexo" Energiebunker. Assim, 6.600 toneladas de CO2 devem deixar de ser emitidas na atmosfera todos os anos.
A história do bunker também possui alguns fatos que merecem atenção. A estrutura é muito resistente, com nove metros de altura, dois metros de espessura e um teto com 3,5 metros. Em 1947 a parte interna do refúgio foi implodida, mas ele é tão forte que o exterior permaneceu intacto.
Assuntos do Momento

Petrobras faz avaliação ambiental na Bacia de Campos para parque eólico offshore
O projeto em avaliação consiste em parque com capacidade de geração de 4 gigawatts (GW)
Produção de energia eólica offshore tem potencial de US$ 200 bilhões
“Seremos país exportador de energia e de combustíveis”, disse Joaquim Leite, ministro do Meio Ambiente

Brasil atinge 1 milhão de usinas solares em telhados de casas, empresas, indústrias e terrenos
O levantamento, realizado pelo Meu Financiamento Solar, com base em dados da ANEEL, revela que 77,7% das placas fotovoltaicas estão instaladas em residências, 12,3% em comércios e 7,7% no setor rural

Energia solar global dobra em três anos
A fonte solar acaba de ultrapassar a marca de 1 terawatt (TW) de potência instalada e pode dobrar em quatro anos

Energia renovável precisa crescer 52% no Brasil, diz relatório da CDP América Latina
Maior participação na matriz energética ajudaria a evitar 21 bilhões de toneladas de gás carbônico na atmosfera até 2050

Veja o ranking do estados com maior potência de energia solar
Minas Gerais lidera; São Paulo e Rio Grande do Sul completam o top 3