Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Abastecimento

ANP confirma intenção de fazer leilão complementar de biodiesel

Objetivo é garantir biodiesel necessário para atender demanda até outubro

ANP confirma intenção de fazer leilão complementar de biodiesel

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) confirmou nesta terça-feira (25) a intenção de realizar um certame complementar ao 75º leilão de biodiesel.

A realização de uma oferta adicional tem como objetivo garantir que todo o biodiesel necessário para atender à demanda referente ao período que envolve o leilão atual — de setembro e outubro — seja adquirido pelas distribuidoras, já que toda a oferta do leilão que está em andamento foi negociada antes mesmo de o leilão acabar

Na terceira etapa do 75º Leilão, que chegou hoje ao quarto dia de negociações, todo volume disponibilizado pelos produtores com Selo Combustível Social — 1,16 milhão de metros cúbicos — já foi comercializado. Contudo, o processo de recompra realizado pelas distribuidoras — para que consigam uma oferta de uma origem mais próxima da que inicialmente foi negociada, reduzindo, assim, os custos de frete — vem prolongando a duração do certame.

A realização da etapa em curso foi marcada por controvérsias. A ANP interrompeu a terceira etapa em 6 de agosto alegando problemas no sistema e também a oferta inferior à demanda e alterou a mistura obrigatória de biodiesel de 12% para 10%.

Apesar do protesto da indústria, a ANP anulou os negócios que já haviam sido feitos e reiniciou o leilão.

Inicialmente contrário à postura da ANP, o presidente da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), Juan Diego Ferrés, afirmou que o certame foi conduzido de forma “adequada e equilibrada”.

“O volume comprado corrigiu uma defasagem de estoques zerados, pelo insucesso dos últimos leilões de estoque, afirmou o presidente da Ubrabrio, em nota.

Conforme cronograma atualizado hoje pela ANP, o biodiesel de produtores sem Selo Combustível Social será comercializado a partir de amanhã, quando deverá começar a quarta etapa do L75.

A Ubrabio afirmou que está analisando cuidadosamente uma proposta para o próximo leilão (L76), visando o equilíbrio entre a demanda adequada e a oferta compatível para que seja alcançado o preço justo.