Aneel concede na Bahia, autorização para operação de aerogeradores de 29,4 MW
A Agência de Energia Elétrica, além de conceder operação na Bahia, liberou também operação de termelétrica em São Paulo e no Amazonas.
A Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica, liberou à EDF Renewables, a operação comercial de sete aerogeradores, nos Ventos de São Januário 05, localizados no município de Campo Formoso, no Estado da Bahia. Com o aval da Aneel para geração de energia eólica, o município passa a ter capacidade instalada de 29,4 MW.
Além de liberar a operação no Estado da Bahia, a Agência Nacional liberou a Aggreko Energia, a operação da termelétrica na cidade de Maraã, no Amazonas. Serão 12 geradores com 4,2 MW.
A Raízen Biogás também foi liberada na unidade térmica de UTE Biogás Bonfim, que tem capacidade de 2,9 MW em Guariba, no Estado de São Paulo.
Agência Nacional de Energia Elétrica
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) é uma autarquia sob regime especial (Agência Reguladora), vinculada ao Ministério de Minas e Energia, com sede e foro no Distrito Federal. A ANEEL tem como finalidade regular e fiscalizar a produção, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica, de acordo com a legislação e em conformidade com as diretrizes e as políticas do governo federal.
Energia eólica
A energia eólica diz respeito à transformação da energia do vento em energia útil, é uma forma de obter energia de forma renovável e limpa, uma vez que, não produz poluentes.
O vento consiste num fluxo de gases em grande escala, proporcionando variações significativas ao longo do ano. Este movimento do ar em decorrência do aquecimento irregular da atmosfera pela radiação solar pode ser transformado em útil.
A eólica é renovável, limpa e é uma alternativa aos combustíveis fósseis, estando permanentemente disponível em qualquer região no Mundo.
Assuntos do Momento

Biodiesel de papelão: nova aposta tecnológica promete mais produção e menos poluição
Segundo os criadores, com a nova abordagem, é possível dobrar a produção e reduzir impactos ambientais

Cerveja Heineken® anuncia novo ingrediente: energia verde.
Em 2023, o Grupo HEINEKEN no Brasil tem o compromisso de operar em todas as cervejarias do país com energia 100% renovável.

Gabinete aprova pacto entre Índia e Brasil para cooperação em bioenergia
Atualmente, Brasil é o segundo maior produtor e consumidor mundial de biocombustíveis e biocombustíveis

Nordex fecha venda de turbinas para parque eólico da Statkraft no Brasil
A Nordex disse que o negócio fechado junto à Statkraft envolverá turbinas eólicas de seu modelo N163/5.X que somarão capacidade total de 518,7 megawatts.

Avança a cooperação técnica entre a Castrolanda e as Nações Unidas
Cooperativa, através do Setor de Energia, tem buscado alternativas sustentáveis com relação ao desenvolvimento do biogás em suas regiões de atuação.

Siemens Gamesa e Siemens Energy inauguram uma nova era de produção offshore de hidrogênio verde
Iniciativa representa um passo importante para desenvolver um sistema em escala industrial capaz de produzir hidrogênio verde a partir de ventos offshore