Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Empresas

Amyris e ETH Bioenergia formam joint venture

União será para produção de farneseno, especiaria feita a partir da cana-de-açúcar que possui ampla utilização no mercado.

A empresa norte-americana de produtos químicos renováveis Amyris assinou um memorando de entendimento com a ETH Bioenergia, braço produtor de açúcar, etanol e bioeletricidade da Odebrecht S.A. para a criação de uma joint venture para a produção de farneseno, uma especiaria química feita a partir da cana-de-açúcar que possui ampla utilização no mercado de bens de consumo.

A Amyris já possui uma joint venture com o Grupo São Martinho no Brasil para a produção de farneseno, que deve entrar em operação em 2012. A empresa também já produz o farneseno em parceria com a Biomin do Brasil Nutrição Animal, empresa localizada em Piracicaba, no interior de São Paulo. Com mais essa joint com a ETH, a Amyris já tem acesso a 15 milhões de toneladas de cana no Brasil, vindo de várias empresas.

“O acordo com ETH é um reconhecimento não só da maturidade da nossa tecnologia, mas também do crescente comprometimento do setor sucroenergético em aumentar a produção de bioenergia”, afirma o vice-presidente da Amyris Inc, Joel Velasco. Segundo ele, a Amyris mostrou que é atrativa para as usinas pois diversifica e expande o portfólio de produtos.

“É o conceito da biorrefinaria virando realidade”, ressalta. Velasco lembra que no total de 15 milhões de toneladas de cana que a Amyris tem acesso estão incluídos, além da ETH, os volumes gerados com os acordos com a São Martinho, Bunge, Cosan, Guarani e Paraíso.

O acordo fechado entre Amyris e ETH prevê que a joint venture utilize 2 milhões de toneladas de cana-de-açúcar de uma das unidades da ETH para a produção da especialidade química. A joint será controlada pela ETH e a Amyris terá direito de comercialização do produto. A produção desta joint deve chegar ao mercado em 2014. O farneseno produzido pela Amyris tem o nome comercial de Biofene.