Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Inovação

Amsterdã transformará prisão em um bairro de geração de energia verde

Bajes Kwartier se tornará um ambiente sem carros e se concentrará em elevar a experiência de pedestres e ciclistas

Amsterdã transformará prisão em um bairro de geração de energia verde

divulgaçaoUm futuro mais brilhante e com energia solar está chegando a Bijlmerbajes, um antigo complexo de prisões localizado em Amsterdã. O governo holandês aprovou a OMA para projetar um plano-mestre de 7,5 hectares, bem como uma parcela significativa do desenvolvimento de uso misto de 135 mil metros quadrados.

Projetado em colaboração com arquitetos o novo plano-mestre transformará as icônicas seis torres do complexo prisional em Bajes Kwartier, um desenvolvimento neutro em termos de energia alimentada por energia renovável e construído em grande parte a partir de materiais reciclados.

Construído na década de 1970, perto da estação ferroviária de Amsterdam Amstel, o complexo da prisão de Bijlmerbajes é um marco urbano bem conhecido que encerrou permanentemente em junho de 2016. As seis torres ligadas e o edifício administrativo da antiga prisão estão localizados no centro geográfico do novo empreendimento urbano de Amsterdã, tornando-se maduro para o renascimento como um vibrante espaço cívico e cultural.

O novo desenvolvimento de Baks Kwartier, de 7,5 hectares, preservará conceitualmente o “personagem da ilha” de Bijlmerbajes e reutilizará materiais de construção. Os elementos pré-fabricados das paredes existentes serão reciclados como revestimento para os novos edifícios residenciais, enquanto as barras de prisão serão recicladas em balaustradas e as portas de células reutilizadas como painéis de borda para pontes para pedestres. Bajes Kwartier se tornará um ambiente sem carros e se concentrará em elevar a experiência de pedestres e ciclistas. O plano-mestre inclui aproximadamente 1.350 unidades residenciais que incluem aluguéis e condomínios de luxo, com 30 por cento reservados para habitação a preços acessíveis.

Todas, exceto uma das torres da prisão, serão demolidas e o edifício restante será transformado em uma “torre verde” com um parque vertical e uma agricultura urbana. O edifício administrativo centralmente localizado será transformado em um centro de artes e design. O desenvolvimento de uso misto também incluirá um restaurante, centro de saúde, escola, parques, recursos de água e estacionamento subterrâneo.

Todos os novos edifícios serão neutros em termos de energia, graças ao design superior de isolamento e economia de energia, bem como conexões para energia solar, energia eólica e energia de biomassa. Quase 100% do material de construção existente será reutilizado ou reciclado. O projeto está programado para começar no início de 2018. Com informações da Via ArchDaily