Ambev planeja ter energia eólica em 100% das suas operações em dois anos
A companhia fez três novas parcerias para, em até dois anos, ter toda a sua operação usando energia eólica proveniente de parques localizados na região Nordeste do país
Alinhada a suas metas de sustentabilidade, entre elas adquirir 100% da eletricidade de fontes renováveis até 2025 e zerar emissões próprias até 2030, a Ambev dá mais um passo importante em sua jornada de descarbonização.
A empresa fez três novas parcerias para, em até dois anos, ter toda a sua operação usando energia eólica proveniente de parques localizados na região Nordeste do país.
“Desde o ano passado, já adotamos fontes de energia renovável em 100% das nossas operações e estamos construindo usinas solares em nossos centros de distribuição. Mas entendemos que podemos investir em parcerias que adicionem mais capacidade no sistema energético brasileiro e assim colaborar na transição energética do país”, explica Rodrigo Figueiredo, vice-presidente de Sustentabilidade e Suprimentos da empresa.
Uma das parceiras é a ENGIE Brasil Energia, que irá fornecer energia renovável e certificada oriunda do conjunto eólico Trairi, no Ceará.
“Geração responsável vai além da escolha das fontes, está relacionada também à atuação socioambiental junto às comunidades e à proteção dos biomas em que estão inseridas as nossas operações. Essas parcerias comprovam a importância do ESG que leve em consideração todas as partes interessadas, garantindo impacto positivo e geração de valor sustentável nas relações comerciais”, comenta Eduardo Sattamini, diretor-presidente e de relações com investidores da empresa.
Outro complexo eólico que fornecerá energia é a Neoenergia Oitis, que tem capacidade instalada de 566,5 MW e 12 parques localizados entre a Bahia e o Piauí. O acordo reforça o compromisso da Neoenergia de garantir o fornecimento de energia limpa, acessível e de qualidade.
“A parceria com a Ambev demonstra a importância da geração de energia eólica para o Brasil e para o desenvolvimento econômico das empresas no país, onde atuamos há 25 anos e somos pioneiros na transição energética”, ressalta Hugo Nunes, diretor de negócios liberalizados da empresa.
A estrutura industrial da Ambev inclui 28 cervejarias e refrigeranteiras, 2 maltarias, além das fábricas de latas de alumínio, vidros e rolhas.
“As cervejarias da Ambev atendidas pela 2W Energia passarão a utilizar a energia eólica do nosso Parque Eólico Kairós, localizado no município de Icapuí, no Ceará. Para nós, que temos o compromisso de contribuir para uma relação mais sustentável da sociedade com a energia, firmar esta parceria com a Ambev confirma que estamos caminhando no rumo certo”, afirma Claudio Ribeiro, CEO da 2W Energia.
Assuntos do Momento

Usina de biogás em Macaé transforma lixo em energia
Macaé converte o gás metano, tóxico para a atmosfera, em energia limpa. Inauguração da usina faz parte do Mês do Meio Ambiente

Biogás pode ser a solução energética limpa e adequada para a Amazônia
Geração de energia por esse tipo de recurso, que pode ser obtida por diferentes matérias-primas, conta com financiamento garantido pelo Banco da Amazônia, podendo atender empresas e comunidades

Bunge Bioenergia abre processo seletivo em cinco estados brasileiros
Há chances para estudantes de diversas áreas interessados nos Programas de Estágio ou Jovem Aprendiz da empresa

Energia solar é um dos mercados mais promissores entre as energias renováveis
Facilidades de financiamento a partir de bancos e cooperativas são vantagens estratégicas que ampliam potencial de crescimento

Vestas fornecerá turbinas eólicas para novo parque eólico em Pernambuco
O novo empreendimento de energia eólica na região de Pernambuco contará com 19 turbinas V150-4,5MW que a Vestas fornecerá e instalará na região

Países da União Europeia concordam em encerrar venda de novos carros a combustão até 2035
A proposta da Comissão Europeia deve contribuir para alcançar os objetivos climáticos do continente, em particular a neutralidade carbônica no horizonte de 2050