Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Bioenergia

Ambev faz parceria para construção de usina solar que abastecerá 100% da distribuição em MG

Usina abastecerá todos os 13 centros de distribuição e pontos de apoio da cervejaria em Minas Gerais com energia limpa

A Ambev firmou parceria com a empresa paranaense Alexandria para construção de uma usina solar em Uberlândia (MG) que abastecerá todos os 13 centros de distribuição e pontos de apoio da cervejaria em Minas Gerais com energia limpa, dando mais um passo em direção à meta de ter 100 por cento das operações brasileiras alimentadas por fontes renováveis.

“Estamos fazendo um estudo de viabilidade para o país inteiro, não só em energia solar, mas em diferentes fontes renováveis… Escolhemos Minas Gerais para começar por ser um dos Estados mais viáveis e onde conseguiríamos acelerar mais o projeto”, contou à Reuters o diretor de sustentabilidade e suprimentos da Ambev, Fernando Petersen.

De acordo com ele, a cervejaria já discute internamente a expansão da iniciativa para outros Estados e estuda os parcerios e as fontes de geração mais adequadas para cada caso. “Estamos discutindo qual tipo de geração de energia por região faz mais sentido. No sul, por exemplo, talvez a solar não seja a mais adequada”, explicou o executivo.

Em Minas Gerais, o acordo segue um modelo conhecido no mercado como geração distribuída e o investimento na construção da usina será feito pela Alexandria, que desembolsará cerca de 7 milhões de reais no projeto e, em contrapartida, receberá da Ambev 75 por cento do valor correspondente à energia gerada por um prazo de 10 anos. Depois disso, a usina passará a ser da cervejaria.

“Nós implementamos a usina para o cliente e depois de amortizarmos o investimento ao longo desses 10 anos a transferimos para eles… Nosso propósito é empoderar os clientes para produzirem a própria energia”, acrescentou o presidente da Alexandria, Alexandre Brandão.

Além de energia solar, a companhia sediada em Curitiba, que afirma ser uma fintech e atua na construção de usinas de energia a custo zero e outras soluções tecnológicas, também desenvolve projetos com fontes de geração eólica e biogás, tendo ainda entre os clientes grupos como Pátria Investimentos e Positivo.

Brandão revelou que o projeto com a Ambev compreenderá 5.340 paineis solares, com alguns componentes importados da China e de outros países, além dos fabricados pela própria Alexandria. Ainda de acordo com ele, as conversas com a cervejaria se estenderam por mais ou menos um ano e o contrato foi assinado em meados de outubro.

Segundo Petersen, da Ambev, a usina solar de Uberlândia e as outras que serão construídas nos próximos anos vão complementar a iniciativa de caminhões elétricos que vem sendo desenvolvida com a Volkswagen Caminhões e Ônibus.

A parceria com o grupo alemão foi anunciada em agosto e prevê o uso de pelo menos 1.600 caminhões elétricos até 2023, de modo que 35 por cento da frota que atende a fabricante de bebidas seja composta por veículos movidos a energia limpa.

“Já estamos fazendo cálculo de estrutura e capacidade de geração de energia e a ideia é que essas usinas abasteçam também os caminhões elétricos”, afirmou o diretor de sustentabilidade e suprimentos da Ambev, acrescentando que a instalação em Uberlândia deverá gerar entre 1.800 e 1.900 kWp de energia, evitando a emissão de 1.910 toneladas de CO2.

A companhia intensificou nos últimos anos os esforços para desenvolver práticas mais sustentáveis de negócios, tendo como objetivo final ter 100 por cento das operações utilizando energia limpa. Entre 2013 e 2017, a cervejeria investiu cerca de 1 bilhão de reais em projetos de sustentabilidade.