Guia Gessulli
Projetos inovadores

Alunos da FEI desenvolvem soluções inovadoras em setores como energias renováveis e indústria automobilística

Haste vibratória para energia eólica, aumento de performance de veículos movidos a GNV e auxílio para a caminhada de idosos estão entre os projetos apresentados no Expo Virtual do Centro Universitário FEI

06-Jan-2021 11:05

Formandos em Engenharia Mecânica pelo Centro Universitário FEI elaboraram projetos inovadores para a conclusão do curso com soluções que apresentam potencial de impacto para a sociedade e preocupação com a sustentabilidade. Os trabalhos foram exibidos durante o evento Expo Virtual da instituição, que uniu as tradicionais Expos MecAut (Exposição de Projetos de Formatura do curso de Engenharia Mecânica Automobilística) e MecPlena (Exposição de Projetos de Formatura do curso de Engenharia Mecânica Plena), em cerimônia realizada virtualmente, em dezembro de 2020. Em razão da pandemia, o evento que ocorria tradicionalmente de forma presencial, ganhou um espaço virtual, mantendo o destaque e protagonismo dos alunos.

Destaque entre os trabalhos apresentados, o Projeto EVE (Energia Vibratória Eólica) traz uma proposta inovadora de aproveitamento da energia eólica por meio de uma haste vibratória. Diferente de um aerogerador convencional, o EVE não utiliza pás rotativas e pode ser instalado em edifícios, aproveitando espaços antes inexplorados para esta finalidade, podendo operar em velocidades de vento comuns nas grandes cidades. O desenvolvimento do projeto foi motivado para atender que forma inovadora e mais qualitativa o aumento da demanda energética nas grandes capitais.

Para o professor Arnaldo Forgas Jr., coordenador da Expo MecPlena, esse é um momento para os formandos demonstrarem o potencial que desenvolveram ao longo da formação, pensando em aplicações relevantes e inovadoras para o conhecimento adquirido. "Na FEI, o aluno é sempre incentivado a pensar diferente, como se estivesse alguns anos à frente, e isso é muito bem retratado nessa exposição. Tivemos a predominância de projetos com a preocupação de contribuir para um mundo mais sustentável e para a sociedade em geral", explica.

AveSui2021_dentro

Outro projeto que ganhou destaque na MecAut, exposição focada na indústria automobilística, é o Eco3Fuel, que tem como objetivo a criação de soluções para o aumento da velocidade de queima do GNV e da potência e torque, sendo uma opção mais sustentável também para veículos Flex.

Sobre o Centro Universitário FEI

Com 79 anos de tradição, o Centro Universitário FEI é referência entre as instituições de Ensino Superior no Brasil nas áreas de Administração, Ciência da Computação e Engenharia. Sendo referência em gestão, inovação e tecnologia, a FEI já formou mais de 60 mil profissionais e tem como propósito proporcionar conhecimento aos seus alunos por todos os meios necessários, visando à construção de uma sociedade desenvolvida, humana e justa.

Mantido pela Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros, o Centro Universitário FEI integra a Rede Jesuíta de Educação e oferece os cursos de Administração, Ciência da Computação e Engenharia - habilitações em Engenharia Civil; Engenharia de Automação e Controle; Engenharia de Materiais; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica e Engenharia Mecânica com ênfase Automobilística; Engenharia Química e a primeira graduação em Engenharia de Robôs do País.

AveSui2021_dentro

Acompanhando as megatendências mundiais para o futuro, a FEI participou da formulação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Engenharia e Administração, propondo conceitos de interdisciplinaridade e empreendedorismo, que fazem com que os alunos tenham uma formação mais ampla e alinhada com as transformações tecnológicas.

Avança a cooperação técnica entre a Castrolanda e as Nações Unidas
Energia limpa

Avança a cooperação técnica entre a Castrolanda e as Nações Unidas

Cooperativa, através do Setor de Energia, tem buscado alternativas sustentáveis com relação ao desenvolvimento do biogás em suas regiões de atuação.

Governo vai lançar plano para incentivar fontes alternativas de energia no campo
Incentivo

Uso do biogás e energia solar serão estimulados para reduzir passivo ambiental e custos dos produtores

Nordex fecha venda de turbinas para parque eólico da Statkraft no Brasil
Energia eólica

Nordex fecha venda de turbinas para parque eólico da Statkraft no Brasil

A Nordex disse que o negócio fechado junto à Statkraft envolverá turbinas eólicas de seu modelo N163/5.X que somarão capacidade total de 518,7 megawatts.

Siemens Gamesa e Siemens Energy inauguram uma nova era de produção offshore de hidrogênio verde
Hidrogênio Verde

Iniciativa representa um passo importante para desenvolver um sistema em escala industrial capaz de produzir hidrogênio verde a partir de ventos offshore

ENGIE inicia implantação de Conjunto Eólico no Rio Grande do Norte