Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Economia

Alta na conta de energia leva consumidores a investirem em geração própria de energia solar

Em Patos de Minas, a empresa Alterne Energia tem atendido empresas, produtores rurais e consumidores residenciais interessados em reduzir a conta de luz investindo em energia fotovoltaica.  

Alta na conta de energia leva consumidores a investirem em geração própria de energia solar

Essa Semana todos os cidadãos foram surpreendidos pelos altos valores das suas contas de energia elétrica. Mais um resultado do confinamento? Talvez seja. Mas na realidade o que vem acontecendo é um aumento no consumo. Um outro fator que tem contribuído para  que a conta de energia pese no bolso do consumidor são os reajustes constantes realizados anualmente pelas companhias elétricas. A alternativa para se livrar desses gastos mensais são as usinas fotovoltaicas. 

Em Patos de Minas, a empresa Alterne Energia tem atendido empresas, produtores rurais e consumidores residenciais interessados em reduzir a conta de luz investindo em energia fotovoltaica. Em apenas dois anos, a Alterne já instalou mais de 40 projetos de geração de energia solar. A Alterne Energia realiza o projeto , a execução e monitoramento das usinas, além de auxiliar na escolha da melhor forma de financiar o investimento e total assistência pós venda.

Com contas de energia que chegavam a R$ 3 mil, a comerciante Milene Marques de Santana Costa decidiu contratar a Alterne Energia para construir um projeto de geração de energia solar. Ela explica que o sistema com três inversores abastece dois apartamentos e o comércio da família e que valor da conta de luz caiu para apenas um terço. “Este é o primeiro mês com cobrança após o ajuste. Nos apartamentos pagamentos a taxa mínima e o excedente é abatido no consumo comercial. Agora nesse mês vamos pagar R$ 1050,00”, explica Milene.

Para a comerciante o investimento feito na instalação do sistema de energia fotovoltaica valeu a pena. “Estou satisfeita sim, o pessoal que instalou é muito competente e fez o trabalho no prazo combinado, entregou tudo funcionando e autorizado pela Cemig”, concluiu ela.