Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Bioenergia

Alemanha vai ter edifício com energia vinda de algas

BIQ House encontra-se atualmente em construção e deverá estar pronta em Março de 2013.

Alemanha vai ter edifício com energia vinda de algas

Hamburgo, na Alemanha, vai ter, já em 2013, o primeiro edifício cuja eletricidade será produzida a partir de algas. O projeto, desenvolvido pelo ateliê Splitterwerk Architects, é o primeiro deste género em todo o mundo e vai integrar a International Building Exhibition (IBA Hamburg), exposição internacional que decorrerá naquela cidade alemã.

A fachada do edifício – batizado BIQ House – encontra-se coberta por algas, presas através de grelhas bio-reactivas. Estas grelhas fazem com que as algas sobrevivam e cresçam a uma velocidade superior à habitual, colocando à sombra o interior do edifício.

Além disso, as microalgas são cultivadas de forma a produzir biomassa e calor através da fotossíntese, permitindo a produção de energia suficiente para alimentar o sistema elétrico do prédio, explica a página oficial da exposição.

A construção do edifício deverá estar concluída em Março de 2013 e, após a sua conclusão, o potencial do sistema enquanto alternativa ecológica vai ser avaliado por uma equipa de cientistas e engenheiros que procurará apurar se pode vir a ser usado em futuros projetos imobiliários.

O nascimento da BIQ House resultou de uma parceria entre o ateliê alemão e as empresas Strategic Science, ARUP e Colt International. Segundo Simon O’Hea, diretor da Colt, esta é uma “solução eficaz e em escala comercial que usa algas vivas como material para a produção de energias”, sendo “impossível ser-se mais ‘verde’ do que isto”.