Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Solução

Agricultores usam energia solar como solução para captação de água durante seca

Natalício Nicoleti Gonçalves, de Ibitiúva (SP), encontrou no sistema solar uma solução para que suas culturas não fossem comprometidas com a escassez de água

Agricultores usam energia solar como solução para captação de água durante seca

A seca compromete além da população urbana, moradores de zonas rurais, que acabam perdendo suas safras por conta de problemas de irrigação. O agricultor Natalício Nicoleti Gonçalves, proprietário de um sítio na cidade de Ibitiúva/SP encontrou no sistema solar uma solução para que suas culturas não fossem comprometidas com a escassez de água enfrentada por ele. A tecnologia consiste em uma bomba submersa que capta água dos lençois freáticos utilizando exclusivamente energia solar em seu funcionamento. O usuário tem garantia de água constantemente, sem gasto de energia elétrica.

Natalício, que possui horta e plantações de laranjas trabalha com irrigação por gotejamento. “A bomba solar me ajuda muito, pois para o meu sistema de irrigação, preciso ter a garantia de água constante, sem falhas”, destaca ele. Além de água abundante, ele indica que teve economia de energia. “A bomba é muito simples de instalar e, durante todo esse tempo de uso, pude ver a economia também de energia elétrica, o que é positivo já que enfrentaremos um grande aumento nas contas de luz pelos próximos meses”, pontua o agricultor.

Para o agricultor, é uma saída válida que deve ser utilizada mesmo se a crise foi amenizada. “É importante trabalhar e viver de forma sustentável, pensando sempre em economizar recursos como água e energia, que são tão essenciais e estão comprometidos na sociedade”, conclui Natalício.