Agência de Energia do Interior desenvolve sistema para gestão de biomassa florestal
Em nota, esta agência explica que o projeto pretende promover a gestão florestal conjunta para reduzir o risco de incêndio florestal
Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior desenvolveu um sistema de informação geográfica que visa a identificação e gestão da biomassa florestal na Beira Interior, de modo a reduzir o risco de incêndios no território.
Em nota de imprensa, esta agência que tem sede em Belmonte, distrito de Castelo Branco, explica que o projeto pretende promover a gestão florestal conjunta para reduzir o risco de incêndio florestal no território, sendo cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Interreg V-A.
Com a denominação “GEFRECON – GEstión FoREstal CONjunta”, este projeto já permitiu desenvolver uma ferramenta SIG [sistema de informação geográfica], que permite “visualizar e analisar informação geoespacial sob a forma de uma base de dados especializada”.
A plataforma permitirá relacionar várias premissas operacionais e territoriais e, desta forma, gerar uma análise da biomassa disponível, criando uma oportunidade acrescida de avaliar os efeitos de gestão da biomassa florestal residual.
“Esta ferramenta SIG identifica a biomassa florestal residual disponível no território e a sua valorização será fundamental na prossecução de um dos objetivos principais do projeto GEFRECON, a diminuição do risco de incêndio, associado à criação de valor para o que muitas vezes é caracterizado de desperdício”, aponta a informação.
A integração e disponibilização do módulo de simulador gestão de biomassa florestal residual permite a previsão da quantidade de biomassa disponível, sendo assim, uma ferramenta importante para controlo e avaliação da sua exploração e disponibilidade, acrescenta.
Tal também permitirá apoiar a definição de estratégias de planeamento da exploração e escoamento da biomassa.
Com o nome ‘gefrecon_SIG’, esta ferramenta também deverá contribuir para reduzir a área ardida e para reduzir a importação de combustíveis fósseis.
A valorização da biomassa florestal residual e o aumento da atratividade pela gestão florestal são outros dos objetivos deste sistema.
Citado na nota de imprensa, o diretor-geral da ENERAREA, Carlos Santos, salienta que está em causa uma “importante ferramenta de gestão da biomassa disponível, considerando a escala geográfica territorial abrangida”.
Este responsável vinca ainda o facto de o sistema permitir estudar os cenários do ponto de vista económico e ambiental.
Assuntos do Momento

CIBiogás apresenta Nova Técnica - Panorama do Biogás no Brasil na AveSui 2021
Apresentada a situação do Biogás no pais, com dados e informações relevantes sobre o tema. Palestrante Felipe Marques na feira AveSui Online

GEF Biogás Brasil: Oportunidades para o mercado brasileiro
Bruno Casagranda Neves apresentou na AveSui Online 2021 as principais oportunidades para o mercado de Biogás com projeto GEF Biogás Brasil

Geração de Energia com Biogás no Webinar sobre Biogás na AveSui Online
João Carlos Zank apresenta na AveSui os principais diferenciais e benefícios da geração de energia de qualidade

AveSui traz Webinar dedicado ao Biogás e cases de sucesso no aproveitamento do energético
Dentro do Webinar serão discutidos o panorama atual do biogás, novos mercados, RenovaBio, além da geração de energia e apresentação de cases de sucesso

Geração de biogás através de dejeto de suínos, tema apresentado no Webinar sobre Biogás
Na AveSui, Juliano de Oliveira da Lar Cooperativa mostrou case de sucesso da empresa

Novo Mercado de Gás e o RenovaBio
"Mudar o mundo por meio do Biogás", comenta palestrante Tamar Roitman em sua apresentação na AveSui 2021