Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Geral

Aerogerador pega fogo em usina eólica de Palmas, no interior do PR

Suspeita dos bombeiros é de que raio tenha atingido o gerador elétrico. Topo do aerogerador, onde as chamas estavam, fica a 100 metros do chão.

Aerogerador pega fogo em usina eólica de Palmas, no interior do PR

Um dos aerogeradores da usina eólica de Palmas, na região sul do Paraná, pegou fogo na tarde de quarta-feira (19). Os bombeiros suspeitam que o equipamento tenha sido atingido por um raio.
O telespectador da RPC TV Emanuel Bueno passava pelo local no momento do incidente, e registrou imagens. “Eu estava voltando da fazenda para casa quando vi o fogo e a fumaça preta. Tinha chovido bem forte pouco tempo antes”, conta o engenheiro agrônomo.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio começou por volta das 16h30. A maior dificuldade, segundo o bombeiro Alan Kuriaki, foi a altura de 100 metros. “Foi preciso subir escadas com água e extintores”, relata. Ainda  de acordo com informações dos bombeiros, o fogo foi apagado depois de uma hora. “Assim que acabamos com as chamas, choveu”, conta.
A usina eólica fica a cerca de 40 quilômetros da cidade, na divisa com o município de Água Doce, em Santa Catarina. O parque foi implantado em 1999 e foi o primeiro instalado na região sul do país. Além de fornecer energia para a cidade, o local também se tornou atração turística.