Eólica

Aeris está no caminho certo de expansão, com longo prazo apoiado pela onda verde

Aeris só tem a ganhar à medida que a energia eólica continue ganhando relevância na matriz energética global

Apesar dos números do quarto trimestre terem ficado abaixo das expectativas do mercado, a Aeris (AERI3) traz consigo excelente oportunidade de ganho no longo prazo diante guinada verde global por investimentos sustentáveis, que se desenha no horizonte de empresas ligadas à fontes de energias renováveis e com atributos ESG (Environmental, Social and Governance, na sigla em inglês).

A chegada do democrata Joe Biden à Casa Branca marca uma importante mudança na política ambiental mundial, já que o novo presidente dos Estados Unidos é uma grande defensor da agenda verde, do combate às mudanças climáticas e da redução ao uso de combustíveis fósseis.

A companhia registrou queda de 61% no lucro líquido no último trimestre de 2020 ante o mesmo período de 2019, para R$ 15,6 milhões. Em contrapartida, a receita operacional líquida disparou 166%, chegando a R$ 749 milhões.

Se por um lado, a XP Investimentos reforça que o lucro da Aeris veio 33% abaixo das estimativas, a corretora reforça sua posição no mercado de energia eólica, à medida que o segmento continue ganhando relevância na matriz energética global, reiterando recomendação de compra e preço alvo de R$ 15 por ação da Aeris.

“Com promissora indicação de demanda futura, a produtora de pás eólicas apresenta uma perspectiva positiva de crescimento de receita para 2021, conforme novas linhas de produção são implementadas e as atuais ainda não maduras se tornem mais eficientes”, comentam os analistas Lucas Laghi e Pedro Bruno, que assinam o relatório da XP.

O BTG Pactual (BPAC11) também destaca pesos que pressionaram o balanço corporativo da Aeris no final do ano passado.

Segundo o banco, um mix pior devido à introdução de novas linhas de produção e a descontinuidade de cinco (já maduras); e o custo do IPO, impactaram o resultado operacional.

“Foi um ano desafiador em razão da pandemia de Covid-19, mas conseguimos encontrar boas oportunidades para a Aeris. E seguimos muito entusiasmados com toda a perspectiva favorável para o setor de energias renováveis, em especial, a energia eólica, segmento em que estamos inseridos”, afirmou Alexandre Negrão, CEO da Aeris Energy, na divulgação de resultado.

Na avaliação da equipe de research do BTG, o plano de expansão da capacidade produtiva da Aeris segue 100% em andamento, de forma a honrar os contratos já firmados com os principais clientes globais nos próximos anos.

O BTG recomenda a compra dos papéis da Aeris, com preço-alvo de R$ 12 por ação até o final de 2021.