Guia Gessulli
Descarbonização

Acordo para uso de combustível sustentável

Acordo para SAF é o primeiro da Delta na América Latina e vai atender a viagens corporativas do BTG Pactual

22-Nov-2021 09:30

A Delta Air Lines, primeira companhia aérea neutra em carbono em nível global, e o BTG Pactual, maior banco de investimentos da América Latina, anunciam acordo para uso de combustível de aviação sustentável (Sustainable Aviation Fuel - SAF) em viagens corporativas - marcando a primeira parceria da Delta para uso do SAF na América Latina.

O acordo representará uma redução de emissões de aproximadamente 30 toneladas de CO2, em comparação com o uso do combustível de aviação convencional, passo importante para o contínuo avanço no compromisso do BTG Pactual em neutralizar suas emissões. As viagens aéreas do banco foram responsáveis ??por 35% das emissões da empresa em 2019 e por 15% em 2020.

A parceria reforça o compromisso de ambas as empresas em liderar e contribuir para um futuro mais sustentável, ao ajudar a reduzir emissões decorrentes de voos realizados por clientes corporativos. O acordo também é importante para criar demanda para o uso do SAF, contribuindo para reduzir a dependência do setor de aviação do combustível convencional. A Delta está cumprindo seu compromisso de tornar suas operações aéreas neutras em carbono a partir de março de 2020.

"Agradecemos ao BTG Pactual por ser o primeiro parceiro a firmar um acordo para combustível de aviação sustentável na América Latina. Sua equipe de viagens, junto com a equipe de vendas da Delta no Brasil, defendeu este acordo como parte de seu compromisso com um futuro mais sustentável", disse Luciano Macagno, Diretor Executivo da Delta para a América Latina, Caribe e Sul da Flórida.

"Incentivamos mais empresas brasileiras e latino-americanas a se juntarem a nós nessa jornada em direção a um mundo em que possamos viajar de forma sustentável e em que todos possam fazer um pouco mais pelo meio ambiente e pela comunidade onde vivem e à qual atendem", continuou.

Para Rafaella Dortas, diretora de ESG do BTG Pactual, a parceria com a Delta é uma ação inovadora no gerenciamento das emissões de carbono, e se soma às diversas iniciativas de sustentabilidade do banco. "Em 2019 e 2020, compensamos 100% das emissões diretas de carbono e emissões indiretas de viagens aéreas, transporte de funcionários e resíduos gerados em nossas operações. Em 2020, mais um grande passo foi dado para compensar a pegada de carbono, incluindo também a compensação pela emissão de escritórios de agentes autônomos ligados ao BTG", disse Rafaella.

"O Banco está expandindo consistentemente as iniciativas de sustentabilidade em toda a cadeia de valor, incluindo nossos parceiros em viagens corporativas", disse Gabriela Oliveira, Diretora Global de Viagens do BTG Pactual.

Este acordo é mais uma iniciativa do BTG Pactual dentro de sua agenda ESG. No ano passado, o banco criou a área de ESG e Investimento de Impacto, que promove a criação de produtos e serviços que combinem retorno financeiro com impacto socioambiental positivo, e entrou no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3), que reúne 39 empresas listadas na bolsa de valores com melhor desempenho em sustentabilidade.

O BTG também faz parte do CDP Brasil - Índice de Resiliência do Clima (ICDPR-70), que mede o desempenho das ações de empresas com práticas diferenciadas de gestão do clima, em linha com tendências globais e recomendações de acordos internacionais. O índice busca quantificar o desempenho financeiro das organizações em face das mudanças climáticas.

Em 2021, o banco ingressou na Nasdaq Sustainable Bond Network (SBNS), banco de dados da bolsa de valores dos Estados Unidos que reúne informações sobre as principais emissões de títulos sustentáveis??em todo o mundo.

Produzido a partir do refinamento de substâncias ou resíduos orgânicos, como óleo de cozinha usado e resíduos recicláveis, o SAF é um elemento importante para reduzir as emissões de carbono em viagens aéreas, em comparação com o combustível tradicional. O SAF pode reduzir as emissões de carbono em até 80% em comparação com o combustível de aviação à base de petróleo, mas ainda não é produzido em escala suficiente para atender à demanda por viagens aéreas, com custo superior em três a cinco vezes do que o combustível convencional.

Fontes solar e eólica terão mais espaço na geração de energia do Brasil
25 de Janeiro de 2022
Fonte Renovável

Fontes solar e eólica terão mais espaço na geração de energia do Brasil

As informações constam na minuta do Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031, que foi colocada em consulta pública nesta segunda-feira (24/01).

UEMS/Mundo Novo tem projeto de R$ 674 mil aprovado no edital MS Carbono Neutro
Biometano

UEMS/Mundo Novo tem projeto de R$ 674 mil aprovado no edital MS Carbono Neutro

O projeto, que será coordenado pelo professor Dr. Leandro Fleck, obteve nota final de 9,70 e garantiu a maior pontuação dentre todas as propostas aprovadas, além disso teve o segundo maior recurso financeiro obtido