Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Floresta Plantada

Abraf lança oficialmente o anuário estatístico de 2012

Área existente de florestas plantadas em 2011 apresentou, pela primeira vez nos últimos 10 anos, uma preocupante estagnação em torno de 6,5 milhões de hectares.

Abraf lança oficialmente o anuário estatístico de 2012

Em sua 7ª. Edição, o Anuário Estatístico da ABRAF 2012, apresenta os resultados do setor de florestas plantadas no ano de 2011, cujo principal destaque é o aumento, em relação a 2010, do Valor Bruto da Produção Florestal, que atingiu 53,91 bilhões de reais.

Da mesma forma, o nível de emprego dos diversos segmentos da cadeia produtiva de base florestal plantada apresentou valores superiores aos alcançados em 2010, atingindo 4,73 milhões entre empregos diretos, indiretos e os devidos ao efeito-renda, ainda que em um ano que, em seu início, foi marcado pelas medidas governamentais de contenção do consumo interno, visando manter a inflação dentro das metas pretendidas.

E os valores investidos pelas empresas associadas da ABRAF-Associação Brasileira dos Produtores de Florestas Plantadas, que totalizaram 145 milhões de reais, em programas de responsabilidade social nas áreas de saúde, educação e cultura, programas sociais e de educação ambiental, beneficiaram um grande número de pessoas em diversos municípios das regiões de influência das empresas, consolidando o papel do setor de florestas plantadas e suas indústrias integradas, de indutor de desenvolvimento econômico e social no país.

Por outro lado, a área existente de florestas plantadas em 2011 apresentou, pela primeira vez nos últimos 10 anos, uma preocupante estagnação em torno de 6,5 milhões de hectares, que pode ser explicada principalmente pelas restrições à aquisição de terras por empresas brasileiras com maioria de capital estrangeiro, fato que impediu totalmente a expansão em novas áreas de florestas plantadas, por parte das empresas nessa condição, mas também pelos longos prazos demandados pelos órgãos de licenciamento ambiental estaduais, que demandam vários anos para a tramitação dos processos respectivos.

Todavia, a constatação de que, mesmo sob essas severas limitações de crescimento em novas áreas, o setor de florestas plantadas em 2011 conseguiu ainda assim ampliar seus indicadores de faturamento e de geração de empregos, vem certamente reforçar a relevância do setor e suas significativas contribuições para a economia nacional e o desenvolvimento do país.

O que mais é possível ver nestas páginas? Contribuições significativas de uma atividade empresarial para a mitigação das mudanças climáticas, para a segurança energética, para a subsistência rural, para maior produtividade sem degradação ambiental e para o planejamento do uso consciente do solo. Por meio deste anuário, é possível vislumbrar, aferir e compreender o valor das florestas plantadas para uma população mundial de sete bilhões de pessoas que competem pelos mesmos recursos finitos.

A ABRAF e seus associados têm plena consciência da responsabilidade em produzir dentro dos limites ambientais do planeta, buscando o equilíbrio necessário para atender o presente sem comprometer a sobrevivência das gerações futuras, pois só são verdadeiramente competitivos aqueles que são sustentáveis.

Antônio Sérgio Alípio, presidente do Conselho Diretor