Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Abastecimento

Abicom defende B10 e importação de biodiesel

Atualmente, o programa de biodiesel restringe o abastecimento aos fornecedores nacionais, que negociam o biocombustível por meio de uma plataforma da Petrobras, em um processo regulado pela ANP

Abicom defende B10 e importação de biodiesel

A Abicom, que representa importadores de combustíveis, apoia a redução temporária do teor de biodiesel, de 12% para 10%, e a liberação da importação do biocombustível por suas associadas.

“Neste cenário de escassez de biodiesel no mercado nacional, a complementação do abastecimento poderia ser feita com a comercialização de produtos importados, garantindo a manutenção da política pública implantada e do programa de descarbonização, com a adição dos 12% de biodiesel”, afirma a Abicom, em nota enviada nesta quarta (19).

Cobrou a  “urgente abertura do mercado” de importação biodiesel e de óleo diesel B, vendido ao consumidor final com adição do biocombustível. E diz que redução para o B10 foi acertada.

“Entendemos que as medidas determinadas, além de permitirem a continuidade da garantia do abastecimento, mitigam os riscos de elevação do preço do combustível, identificados nos últimos leilões. Preços maiores no óleo diesel impactariam nos custos com fretes e nos diversos produtos que dependem dos modais de transporte que utilizam esse combustível”

Atualmente, o programa de biodiesel restringe o abastecimento aos fornecedores nacionais, que negociam o biocombustível por meio de uma plataforma da Petrobras, em um processo regulado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP).

A Abicom vem defendendo a abertura do mercado no Abastece Brasil, grupo de trabalho do governo federal que estuda medidas para o mercado de combustíveis e prevê, inclusive, o fim dos leilões a partir de 2022.

Os importadores defendem a importação de biodiesel puro, que sejam autorizados a misturar biocombustíveis aos combustíveis fósseis; a importação e comercialização dos combustíveis prontos para o consumidor final – o óleo diesel B, com biodiesel, e a gasolina C, com etanol. Informações apresentadas ao Abastece Brasil em fevereiro (.pdf).

O desenvolvimento desta história

  • Leilão de biodiesel segue suspenso e produtores buscam o MME
  • Justiça suspende leilão de biodiesel após redução da mistura obrigatória
  • Setor de biodiesel cogita entrar na Justiça contra redução retroativa na mistura de biodiesel
  • Deputado quer sustar por decreto resolução da ANP que reduz mistura do biodiesel ao diesel
  • Escassez de biodiesel força redução da mistura obrigatória para 10%
  • Escassez de óleo de soja eleva preço do biodiesel; vendas recorde de S10