Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

No Piauí

ABB instala 1ª subestação digital de 500 kV do mundo na América do Sul

A subestação da ABB foi escolhida para fornecer energia solar à rede de transmissão do parque solar São Gonçalo

ABB instala 1ª subestação digital de 500 kV do mundo na América do Sul

Quando a ABB entregou a primeira subestação digital da América Latina no Brasil, em 2018, a Enel Green Power tomou nota. A empresa, líder global no setor de energia limpa, decidiu digitalizar suas operações e processos de ativos para melhorar a eficiência energética, diminuir os custos com manutenção e aumentar o uso de soluções sustentáveis. A melhora na acessibilidade aos sinais e dados no local permite acelerar a tomada de decisões em tempo real para lidar com a instabilidade da energia na irradiação solar devido aos movimentos das nuvens.

Nessa estratégia, a subestação digital da ABB parecia se encaixar perfeitamente. Trabalhando de perto com o cliente, a ABB propôs várias alternativas de projeto e engenharia para encontrar a solução mais vantajosa que atendesse às exigências da Enel Green Power.

Maior planta fotovoltaica da América do Sul

A subestação da ABB foi escolhida pela Enel Green Power, para fornecer energia solar livre de emissões à rede de transmissão de 500 kilovolt (kV) a partir do parque solar São Gonçalo, a maior planta de energia solar da América do Sul, localizada no Piauí, nordeste do país. Essa é a primeira subestação digital do mundo para classificação de corrente alternada em 500 kV.

A primeira seção da planta, que possui 475 MW, começou a produzir energia em janeiro deste ano. Quando estiver em pleno funcionamento, será capaz de gerar mais de 1.200 GWh por ano, eliminando a emissão de mais de 600.000 toneladas de CO2 por ano.

A energia fotovoltaica está crescendo no Brasil. A capacidade instalada em 2019 ultrapassou a marca de 3.000 MW, um aumento de mais de 50% em relação a 2018. De acordo com a ABSOLAR, a associação comercial da indústria fotovoltaica brasileira, isso equivale a US$ 1,3 bilhão em investimentos na economia do país, o que se traduz em 15 mil empregos. Dada a situação, os operadores de rede de hoje exigem soluções digitais para lidar com a crescente quantidade de fontes intermitentes de energias renovável que estão sendo integradas à rede.

O que é uma subestação digital?

As subestações digitais da ABB fornecem mais controle e confiabilidade aos clientes. Elas usam comunicação digital de dados para transmitir de forma contínua os dados da operação e condição de ativos, permitindo uma tomada de decisão mais rápida e confiável. Elas ajudam a simplificar a implementação de estratégias de manutenção preditiva com base em condições através da aplicação de diagnóstico e serviços remotos. Com o uso de fibra ótica em vez de cabos de cobre, a tecnologia da ABB possibilita operações mais seguras nas subestações, além de reduzir o tempo de instalação e o custo total de propriedade.

ABB entregou a primeira subestação digital do mundo em 2009. Desde então, foram entregues mais de 30 para concessionárias e indústrias em todo o mundo.