Guia Gessulli
Projeto Energia Solar

A Evonik faz parte do ReProSolar, projeto conjunto da União Europeia que está desenvolvendo um processo altamente eficiente para a reciclagem de módulos fotovoltaicos

A Evonik integra o projeto ReProSolar, que trabalha no desenvolvimento de um processo de alta eficiência para a reciclagem de módulos fotovoltaicos (PV) em fim de vida

23-Jun-2021 08:00 - Atualizado em 24/06/2021 08:03

Os efeitos do aquecimento global já não podem ser negados. Ações urgentes precisam ser tomadas a fim de reduzir as emissões de CO2 e proteger recursos valiosos. Estima-se que energias renováveis e medidas de eficiência energética tenham o potencial de atender até 90% das necessárias metas de desfossilização. Nos próximos anos, os primeiros sistemas fotovoltaicos instalados atingirão o fim de sua vida útil.

A solução tecnológica

A ReProSolar oferece uma gestão inovadora dos módulos até então usados, transformando a indústria fotovoltaica anteriormente linear em uma economia circular para reduzir a quantidade de resíduos e preservar recursos valiosos.

“Nosso processo se baseia em uma nova tecnologia de delaminação que consegue separar de maneira eficiente as células fotovoltaicas da placa de vidro. Processos físico-químicos inovadores permitem, então, recuperar todos os materiais sem que estes módulos tenham de ser fragmentados”, explica o gestor do projeto Antoine Driancourt, da Veolia Umweltservice GmbH. “Hoje, nenhum processo industrial do mundo consegue recuperar prata e silício com alto grau de pureza de células fotovoltaicas. Isso seria um enorme avanço para todo o setor solar no que respeita aos atuais padrões de reciclagem”, acrescenta Driancourt. Desde o processamento e a purificação da matéria-prima até à cadeia de abastecimento do fluxo de resíduos e a reintegração em várias indústrias, toda a cadeia de valor é considerada junto com os parceiros do projeto.

Como uma empresa de especialidades químicas, a Evonik é uma das principais impulsoras da mudança em direção à sustentabilidade e à economia circular. De acordo com sua estratégia de sustentabilidade 2020+, a empresa cada vez mais integra a sustentabilidade em seus processos de gestão. “Para nós, atuação responsável e sucesso econômico são inseparáveis” diz Peter Friesenhahn, responsável pela linha de negócios Silanos. “Nossos silanos muitas vezes oferecem um benefício de sustentabilidade em seus respectivos campos de aplicação. Por esse motivo, é uma satisfação para nós apoiar o ReProSolar para deixar a produção de silício ainda mais sustentável”.

O projeto de pesquisa é apoiado pelo EIT RawMaterials, Innovation Community do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), sob o projeto número 20028. O prazo do financiamento, iniciado em fevereiro de 2021, se encerra em janeiro de 2025.

A viabilidade em escala industrial será testada pelos parceiros FLAXRES GmbH em Dresden e ROSI Solar em Grenoble até o final do ano. Até 2023, 5.000 toneladas/ano de módulos fotovoltaicos obsoletos deverão ser processadas em uma planta de demonstração.

Prédios públicos em municípios de SP e PR adotam o uso de energia solar, biomassa, eólica e pequenas centrais hidrelétricas estimando economia de R$ 2 milhões por ano
Redução de CO2

Na expectativa de reduzir milhares de toneladas de CO2

Com transmissão ao vivo, AveSui 2022 será lançada oficialmente nesta quarta-feira (20/10) em Medianeira, PR