Guia Gessulli
Projeto Energia Solar

A Evonik faz parte do ReProSolar, projeto conjunto da União Europeia que está desenvolvendo um processo altamente eficiente para a reciclagem de módulos fotovoltaicos

A Evonik integra o projeto ReProSolar, que trabalha no desenvolvimento de um processo de alta eficiência para a reciclagem de módulos fotovoltaicos (PV) em fim de vida

23-Jun-2021 08:00 - Atualizado em 24/06/2021 08:03

Os efeitos do aquecimento global já não podem ser negados. Ações urgentes precisam ser tomadas a fim de reduzir as emissões de CO2 e proteger recursos valiosos. Estima-se que energias renováveis e medidas de eficiência energética tenham o potencial de atender até 90% das necessárias metas de desfossilização. Nos próximos anos, os primeiros sistemas fotovoltaicos instalados atingirão o fim de sua vida útil.

A solução tecnológica

A ReProSolar oferece uma gestão inovadora dos módulos até então usados, transformando a indústria fotovoltaica anteriormente linear em uma economia circular para reduzir a quantidade de resíduos e preservar recursos valiosos.

“Nosso processo se baseia em uma nova tecnologia de delaminação que consegue separar de maneira eficiente as células fotovoltaicas da placa de vidro. Processos físico-químicos inovadores permitem, então, recuperar todos os materiais sem que estes módulos tenham de ser fragmentados”, explica o gestor do projeto Antoine Driancourt, da Veolia Umweltservice GmbH. “Hoje, nenhum processo industrial do mundo consegue recuperar prata e silício com alto grau de pureza de células fotovoltaicas. Isso seria um enorme avanço para todo o setor solar no que respeita aos atuais padrões de reciclagem”, acrescenta Driancourt. Desde o processamento e a purificação da matéria-prima até à cadeia de abastecimento do fluxo de resíduos e a reintegração em várias indústrias, toda a cadeia de valor é considerada junto com os parceiros do projeto.

Como uma empresa de especialidades químicas, a Evonik é uma das principais impulsoras da mudança em direção à sustentabilidade e à economia circular. De acordo com sua estratégia de sustentabilidade 2020+, a empresa cada vez mais integra a sustentabilidade em seus processos de gestão. “Para nós, atuação responsável e sucesso econômico são inseparáveis” diz Peter Friesenhahn, responsável pela linha de negócios Silanos. “Nossos silanos muitas vezes oferecem um benefício de sustentabilidade em seus respectivos campos de aplicação. Por esse motivo, é uma satisfação para nós apoiar o ReProSolar para deixar a produção de silício ainda mais sustentável”.

O projeto de pesquisa é apoiado pelo EIT RawMaterials, Innovation Community do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), sob o projeto número 20028. O prazo do financiamento, iniciado em fevereiro de 2021, se encerra em janeiro de 2025.

A viabilidade em escala industrial será testada pelos parceiros FLAXRES GmbH em Dresden e ROSI Solar em Grenoble até o final do ano. Até 2023, 5.000 toneladas/ano de módulos fotovoltaicos obsoletos deverão ser processadas em uma planta de demonstração.

Maior produtor do país na área, RN vai estocar energia eólica
Bioenergia

Maior produtor do país na área, RN vai estocar energia eólica

Empresa EV Brasil assinou protocolo com governo do estado para instalar primeiro projeto do tipo no país, nesta terça-feira (21). Investimento inicial é de R$ 12,5 milhões.

Na ONU, Bolsonaro destaca compromisso com transição energética e matriz brasileira
Compromisso

Presidente citou compromisso com dois pactos, um para reduzir emissões de carbono e outro para financiar o setor de hidrogênio, e disse que país é destaque na implementação de soluções energéticas sustentáveis

Alta do gás pode abalar transição verde na UE
23 de Setembro de 2021
Meio Ambiente

Alta do gás pode abalar transição verde na UE

Há o temor de que a crise energética tenha impacto sobre a crença no investimento em fontes mais limpas

Água da louça para regar plantação: ciência dá alternativas para agricultura sobreviver com seca e crise hídrica
Alternativa

Bioágua é feita a partir da filtragem das chamadas águas cinzas. Combinação entre diferentes fontes é a solução para pesquisadores, que também apostam no uso da água subterrânea.

BRF conquista certificado de Zero Waste para fábrica de perus na Turquia
Certificado

BRF conquista certificado de Zero Waste para fábrica de perus na Turquia

Documento atesta conformidade da Companhia ao Regulamento turco de Resíduos Zero

Alemanha deve acabar com uso de óleo de palma em biocombustíveis a partir de 2023
Biocombustível

Matéria-prima foi classificada pelo bloco como fator que resulta em desmatamento excessivo e não pode mais ser considerada um combustível renovável para transporte.