Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

7º Ecoenergy debate sobre a alavancagem de projetos de energia renovável no Brasil e estimula a sinergia entre os agentes do

Congresso de Tecnologias Limpas e Renováveis para a Geração de Energia | Ecoenergy, que acontece de 23 a 25 de maio de 2017, no São Paulo Expo, em São Paulo.

O desafio do financiamento de projetos, questões regulatórias, avanço tecnológico, complementaridade com outras fontes de energia renováveis, superação de gargalos e capacitação de equipe são aspectos estratégicos que fazem parte desta edição do  Congresso de Tecnologias Limpas e Renováveis para a Geração de Energia | Ecoenergy, que acontece de 23 a 25 de maio de 2017, no São Paulo Expo, em São Paulo.

Muitos são os tópicos em discussão sobre energias renováveis, especialmente energia solar, que é o foco do Ecoenergy. De um modo geral os temas a serem abordados são as bases para os agentes fazerem suas análises de viabilidade de investimento e direcionarem estratégias, ou seja, os pontos de partida e aspectos fundamentais para atrair investimentos no Brasil e assim, traçar os novos rumos do setor no País: regulamentação, capital humano, financiamento e tecnologia.

À medida que o Ecoenergy propõe discussões “mão na massa”, ou seja, aquelas que impactam o cotidiano de quem atua na área ou pretende atuar, traz à tona debates fundamentais para o desenvolvimento do setor e capacitação de profissionais. “O capital humano é uma das bases para o desenvolvimento de projetos de energia solar e renováveis em geral. Historicamente, parte das pessoas que se inscrevem no Congresso já atuam na área, mas alguns participam porque avaliam a possibilidade de se tornarem gestores de projetos, integradores e instaladores de projetos de energia solar”, explica Tatiana Dalben, responsável pela coordenação do evento.

Este ano, no dia 24 de maio, paralelo ao segundo dia do Ecoenergy, foi criado o Biomass Day, para fomentar discussões sobre o potencial da combinação entre biomassa e outras fontes renováveis para geração de energia.

Tatiana comenta que “a energia solar pode ser complementar àquela gerada pelas termelétricas à biomassa. A biomassa é bastante abrangente e compreende os resíduos agrícolas (vegetais ou animais), resíduos industriais, urbanos, biogás, entre outros e, diante do potencial e particularidades desta fonte de energia, que tem muito potencial de expansão, e do aproveitamento da biomassa como matéria-prima para bioprodutos inovadores, foi criado o Biomass Day”.

Estão confirmados para ministrarem as palestras especialistas em diversas áreas do setor como Rodrigo Lopes Sauaia, Presidente Executivo da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica); Carlos Evangelista, Diretor da ABGD (Associação Brasileira de Geração Distribuída) e Ruberval Baldini, Presidente da ABEAMA (Associação Brasileira de Energias Alternativas e Meio Ambiente) além de profissionais de grandes empresas: Riberto José Barbanera, Presidente da Energisa Mato Grosso; Sergio J. Ceballos Mannozzi, LATAM General Manager da GPTech; Harry Schmelzer Neto, Gerente de Energia Solar Distribuída e Smart Grid WEG Equipamentos Elétricos S.A.; Luiz Galdino Neto, Diretor de Desenvolvimento da Norwind Energias Renováveis; Newton Ferrer, Superintendente de Parcerias CDC Bens e Serviços do Banco Santander; José Renato Colaferro, Diretor de Operações da Blue Sol; Miguel Bezerra, Field Service Director da Dresser Rand Guascor do Brasil; André Edelstein, Sócio da Advocacia Waltenberg, dentre outros.

As agendas do 7º Ecoenergy e do Biomass Day propõem debates sobre temas estratégicos que são os direcionadores dos negócios e parcerias na EnerSolar + Brasil que, traz diversidade de produtos, lançamentos e oportunidade de negócios através de 80 expositores dos segmentos de aquecedores solares, placas termo solares, painéis fotovoltaicos, aerogeradores, inversores, máquinas para transporte e manuseio de biomassa, caldeiras e queimadores, entre outros. Os eventos são organizados pela Cipa Fiera Milano. Mais informações: www.enersolarbrasil.com.br/16/feira-congresso-ecoenergy/