Edições digitais de
Biomassa & Bioenergia
Atendendo à necessidade do mercado da Biomassa e Bioenergia, a Gessulli Agribusiness traz ao setor da agroenergia uma versão digital da revista Biomassa & Bioenergia. As informações dirigidas para o setor bioenergético podem ser visualizadas em qualquer parte do mundo.
E-mail:
Senha:
Esqueci minha senha

Notícias

Tamanho da FonteDiminuir FonteAumentar Fonte
 

Novo catalisador transforma planta em plástico

Quarta-feira, 22 de Fevereiro de 2012, 10:39:59Pesquisa e Desenvolvimento

Um novo tipo de catalisador é capaz de transformar gás derivado de biomassa de plantas em etileno e propeno, componentes básicos dos plásticos comuns. A tecnologia é uma alternativa à produção desses dois compostos a partir de fontes derivadas do petróleo.

"Somente a produção de etileno no mundo é de 100 milhões de toneladas por ano. Há um grande potencial de produzi-lo não mais a partir de petróleo. Fazer isso com biomassa como fonte (não a usada por alimentos) parece uma forma muito interessante de criar uma base mais sustentável para a indústria química", afirmou ao iG Krijn de Jong, da Universidade de Utrecht, na Holanda.

No trabalho, pesquisadores liderados por Krijn criaram um catalisador feito de nano partículas separadas umas das outras por nano fibras de carbono. O método mostrou ser uma forma prática de transformar biomassa em etileno e propeno sem gerar um subproduto indesejado, o metano - um dos gases causadores do efeito estufa.

Químicos já haviam conseguido desenvolver um outro tipo de catalisador capaz de transformar biomassa em compostos similares ao etileno e o propeno, mas estes derivados não são comumente usados na produção de plástico. Atualmente a empresa Braskem já produz etileno a partir de etanol e depois o transforma em polietileno, o chamado plástico verde.

Fonte:  IG
Voltar 
Comentários