Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Interno

Biomassa: 25 projetos selecionados para apoio financeiro

BNDES e Finep vão apoiar o investimento de empresas em novas tecnologias de aproveitamento da biomassa de cana-de-açúcar.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) vão apoiar o investimento de empresas em novas tecnologias de aproveitamento da biomassa de cana-de-açúcar.As duas instituições divulgaram a lista dos 25 consórcios de empresas que tiveram projetos aprovados no Plano Conjunto de Apoio à Inovação Tecnológica Industrial dos Setores Sucroenergético e Sucroquímico (Paiss) e que contarão com até R$ 2 bilhões em recursos para pesquisa e desenvolvimento (P&D) nos próximos anos.

O Paiss, lançado em março, tem o objetivo de fomentar projetos de desenvolvimento, produção e comercialização de novas tecnologias industriais destinadas ao processamento da biomassa de cana. Os planos de negócios selecionados são referentes ao desenvolvimento de etanol celulósico, de novos produtos – como intermediários químicos, plásticos biodegradáveis e novos biocombustíveis – e gaseificação. O programa deverá contribuir para alavancar investimentos em P&D e manter a liderança tecnológica do Brasil na produção do biocombustível.Os planos de suporte conjunto (PSCs) para cada um dos planos de negócios selecionados serão elaborados pelo BNDES e pela Finep até março de 2012, apontando os instrumentos financeiros mais adequados para financiar os projetos. O montante de recursos do programa é quatro vezes superior ao que as duas instituições dispõem atualmente para o setor sucroenergético (R$ 413,5 milhões).

O Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) terá participação estratégica nas atividades do Paiss. Várias propostas aprovadas contarão com seu apoio científico e tecnológico.