Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

Workshop em Campinas ensinará como desenvolver produtos mais sustentáveis

O workshop “Otimização do perfil ambiental de produtos e embalagens: exercitando o Life Cycle Thinking” será realizado em Campinas, no dia 22 de agosto, a partir das 8h30, multiplicando informações sobre o processo de produção mais sustentável dos produtos

O workshop “Otimização do perfil ambiental de produtos e embalagens: exercitando o Life Cycle Thinking” será realizado em Campinas, no dia 22 de agosto, a partir das 8h30, multiplicando informações sobre o processo de produção mais sustentável dos produtos. A realização é do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e as inscrições podem ser feitas aqui.

O evento no Auditório Sylvio Alves Ortiz é uma iniciativa do Centro de Tecnologia de Embalagem (Cetea) do Ital para abordar a Economia Circular e o Life Cycle Thinking – ferramenta a ser aplicada tanto para a melhoria contínua de processos já existentes como para nortear o desenvolvimento de novos produtos, embalagens e processos.

O modelo de economia circular se contrapõe ao modelo linear, ou seja, prevê a contínua recuperação e reincorporação de recursos e materiais de forma a proporcionar a sua utilidade ótima. O objetivo do Ital é fornecer ferramentas que auxiliem no desenvolvimento, otimização e avaliação do desempenho ambiental de produtos e embalagens, além de exercitar o conhecimento adquirido em estudos de casos orientados pelos pesquisadores do Centro e promover a prática de declarações ambientais verificáveis.

A aplicação do conceito de Ciclo de Vida no desenvolvimento de produtos mais sustentáveis proporciona oportunidades de melhorias relacionadas ao desempenho ambiental de produtos, que vão desde a extração dos recursos naturais, passando pelo processamento, redução de emissões, otimização de embalagem e transporte, consumo, até a disposição final. Já a rotulagem ambiental verificável garante transparência e a valorização de ações de sustentabilidade.

O Workshop terá um formato inovador conciliando atividades práticas e conceitos teóricos. O participante terá a oportunidade de exercitar os conceitos e ferramentas aprendidos em um projeto de um Case com orientação de pesquisadores do Cetea e se beneficiarão com a troca de experiências.

Programação – 8h30 às 17h15

– Economia circular aplicada às Embalagens

Economia Linear x Circular

Embalagem na economia circular

Otimização da função, materiais, processos e da embalagem

Jogo do Infinito

 – Life Cycle Thinking como ferramenta de desenvolvimento de produto

Sustentabilidade e desenvolvimento de produtos

Life Cycle Thinking

Princípios básicos de Avaliação do Ciclo de Vida

Categorias de impacto ambiental e indicadores ambientais

 – Comunicação Ambiental

Princípios e objetivos da Comunicação Ambiental

Autodeclaração e rotulagem ambiental

Como evitar o greenwashing

 – Cases – Projetando e contabilizando melhorias

Os participantes serão separados em equipes que, com a orientação dos pesquisadores do Cetea, irão trabalhar no reprojeto de um produto para redução do impacto ambiental aplicando os conceitos de Life Cycle Thinking e de Comunicação Ambiental

– Apresentação dos Cases – Apresentação dos produtos pelas equipes e justificativa das declarações ambientais propostas

– Encerramento

– Análise Crítica dos cases pelos pesquisadores do Cetea

Auditório Sylvio Alves Ortiz: Avenida Brasil, 2880 – Jardim Brasil – Campinas/SP

Endereço para GPS: Avenida Cônego Antonio Rocato, 140 – Jardim Brasil

(19) 3743-1900

[email protected]