Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Meio ambiente

Workshop discute soluções que pesquisas científicas podem oferecer para o aumento da bioenergia no país

Evento organizado pelo Programa Fapesp de Pesquisa em Bioenergia e pelo Comitê Científico para Problemas do Ambiente será no próximo dia 9

Workshop discute soluções que pesquisas científicas podem oferecer para o aumento da bioenergia no país

As contribuições que as pesquisas científicas podem dar à busca de soluções para o desenvolvimento da bioenergia do país serão debatidas por pesquisadores na próxima quinta-feira, dia 9, no Workshop BIOEN-FAPEPS RenovaBio: ciência para a sustentabilidade e competitividade da bioenergia. 

O evento, na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), tem como ponto de partida recentes mudanças na Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio).

O workshop é organizado pelo Programa Fapesp de Pesquisa em Bioenergia (Bioen) e pelo Comitê Científico para Problemas do Ambiente (Scope, na sigla em inglês), agência intergovernamental associada à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O comitê lançará no evento o documento “Bioenergia e Sustentabilidade: América Latina e África”, relatório produzido por 154 pesquisadores de 31 países. Eles apontam no relatório que a bioenergia, ao lado de outras energias renováveis, pode desempenhar um papel fundamental no apoio e desenvolvimento sustentável, particularmente na América Latina e África Subsaariana. 

A avaliação inclui a consideração de que na África Subsaariana e na América Latina há uma quantidade significativa de terras disponíveis, adequadas para a expansão da bioenergia. Com isso, pesquisadores indicam que há entre 500 e 900 milhões de hectares de terra que podem ser usados, sem comprometer a segurança alimentar ou a biodiversidade.

Também são abordadas no relatório questões como acesso à energia, segurança energética e segurança alimentar, ambiental e climática.

Durante o workshop, a política brasileira para biocombustíveis será tema de várias apresentações que abordarão questões como o modelo para a expansão de bioenergia no Brasil, tecnologias e temas de pesquisas que podem contribuir para o aprimoramento do programa federal.

O evento é aberto ao público, mas tem vagas limitadas. A programação completa do workshop está disponível em http://www.fapesp.br/11867.

 

Serviço

Workshop BIOEN-FAPESP RenovaBio: ciência para a sustentabilidade e competitividade da bioenergia 

Quando: 9 de agosto, da 9h às 16h30

Onde: Auditório FAPESP, R. Pio XI, 1500 – Alto da Lapa

Inscrições:  http://www.fapesp.br/eventos/renovabio/inscricao