Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Embrapa

Uso de biomassa de plantas forrageiras para gerar energia é estudado

Estudos apontaram que entre os benefícios das gramíneas forrageiras tropicais estão a grande quantidade de biomassa produzida por algumas espécies, baixa exigência de insumos e fácil adaptação a diferentes tipos de solo e clima

Uso de biomassa de plantas forrageiras para gerar energia é estudado

O uso de biomassa de plantas forrageiras para geração de energia no processo de produção de cimento está sendo estudado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com a InterCement. Como o maior consumo na produção de cimento é de energia térmica, a empresa e o órgão de pesquisa querem avaliar a capacidade de produção da biomassa de três espécies de gramíneas forrageiras tropicais para se tornarem alternativas no processo de geração de energia para a produção de cimento.

Os estudos apontaram que entre os benefícios das gramíneas forrageiras tropicais estão a grande quantidade de biomassa produzida por algumas espécies, baixa exigência de insumos e fácil adaptação a diferentes tipos de solo e clima.

Para o estudo foram colhidas cerca de 105 toneladas de biomassa que, após análises, serão utilizadas como fonte de energia no processo de produção de cimento.

“Os resultados obtidos até o momento têm sido positivos, indicando uma possibilidade concreta da utilização de biomassa, entre as diferentes opções de combustíveis”, afirma Marcelo Ayres, pesquisador da Embrapa e responsável pela pesquisa.