Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Energias Renováveis

Usinas solares em Pirapora têm operação comercial liberada pela Aneel

Complexo solar é o primeiro de grande porte a iniciar a operação comercial na região Sudeste

Usinas solares em Pirapora têm operação comercial liberada pela Aneel

As operações comerciais de quatro usinas solares fotovoltaicas em Pirapora (MG) foram liberadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O despacho com o anúncio foi publicado nesta terça-feira (26), no Diário Oficial da União. 

Foram liberados 61,9 Megawatts (MW) dos quatro empreendimentos (Pirapora 5, 7, 9 e 10) que estão sendo construídos pela EDF Energies Nouvelles, em sociedade com a fabricante de equipamentos Canadian Solar. Eles foram contratados no 7° Leilão para Contratação de Energia de Reserva, promovido em 2015.

Complexo solar é o primeiro de grande porte a iniciar a operação comercial na região Sudeste. Quando concluído, terá capacidade  instalada com 120 MW de potência – o que equivale ao atendimento a 190 mil residências.

A energia solar fotovoltaica segue em expansão em 2017. Em junho, a Aneel liberou a operação comercial de um complexo na Bahia, composto por Lapa 2 e 3, e Bom Jesus da Lapa I e II, com 120 MW de capacidade instalada. Em setembro, foi a vez dos parques Sobral 1 e Sertão 1, no Piauí, com total de 60 MW.