Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Bioenergia

Usina solar fotovoltaica é entregue na Paraíba

O complexo de 10 usinas terá capacidade de gerar 300 MWp e três delas já estão em operação

Usina solar fotovoltaica é entregue na Paraíba

A Rio Alto Energia, empresa do Grupo Rio Alto, entrega o projeto de usina solar fotovoltaica brasileira na cidade de Coremas, no sertão da Paraíba. O complexo de 10 usinas terá capacidade de gerar 300 MWp e três delas já estão em operação, gerando 93 MWp em uma área de 300 hectares.

“Fundamos o Grupo Rio Alto em 2009 com o objetivo de desenvolver projetos de energia renovável, mas, acima de tudo, pensando no futuro das próximas gerações e em um desenvolvimento sustentável. Tenho orgulho de participar da transformação da cidade de Coremas e contribuir para uma economia mais verde no Brasil”, comenta Rafael Brandão, cofundador do Grupo Rio Alto.

Para viabilização do projeto, que irá gerar empregos e oportunidades na região, o Grupo Rio Alto teve como financiadores o Banco do Nordeste e o Banco BTG Pactual, além disso, firmou importantes parcerias com a União Europeia, pioneira em energias renováveis e em soluções contra as mudanças climáticas. Entre as empresas parceiras estão a Nordic Power Partners, uma joint venture entre o IFU (Fundo Soberano da Dinamarca) e a EE (European Energy).

Os outros sete parques com capacidade de 210 MWp já estão totalmente desenvolvidos e prontos para implantação. Até 2040, a estimativa é que a produção de energia solar e eólica vá superar a produção de energia hidrelétrica no Brasil, podendo atingir 40% da matriz energética nacional.