Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

São José dos Ausentes

Usina de biocombustível comprará a matéria-prima dos plantadores para produzir pellets

 Mil trabalhadores podem ser beneficiados com indústria de São José dos Ausentes

Usina de biocombustível comprará a matéria-prima dos plantadores para produzir pellets

O plantio de árvores da espécie Pinus elliottii foi uma aposta de moradores de parte dos municípios da região dos Campos de Cima da Serra há pelo menos 30 anos, diante da dificuldade de desenvolver a agricultura nas terras então virgens.

Estima-se que a área plantada em Bom Jesus, Cambará do Sul e São José dos Ausentes ultrapasse os 160 mil hectares. No entanto, a alta do dólar, o preço inflacionado dos fretes e a desistência de compradores da matéria-prima fizeram com que o negócio deixasse de ser rentável. A chegada de uma empresa de grande porte em São José dos Ausentes deve mudar este cenário.

A Forespel deve entrar em funcionamento em 30 dias. Instalada nas margens da BR-285, a usina de biocombustível comprará a matéria-prima dos plantadores para produzir pellets (pequenos cilindros de madeira comprimida), utilizados para geração de calor residencial ou industrial. É uma tecnologia americana, fabricada na China, que desembarca em uma das cidades mais geladas do Estado. A empresa vai empregar cerca de 100 empregos diretos, mas mais de 1 mil serão beneficiados indiretamente.

— O projeto começou em 2003, visando o destino para toda madeira que temos na região. A intenção era uma empresa pequena, mas tivemos que produzir uma termelétrica para dispor de toda a energia que vamos consumir. Então, o negócio tomou proporções maiores — explica o gerente executivo da Forespel, Otoniel da Silva Duarte. 

A ideia de investir no plantio de pinus na década de 1970 partiu de produtores como Getúlio Quissini, morador de Caxias e proprietário de 200 hectares plantados em Ausentes. Ele lembra que fracassou tentando plantar milho, batata, maçã e outras variedades. Por anos, o pinus foi um bom negócio.