Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Tecnologia

Toyota estuda produzir carro elétrico no Brasil

Empresa decidiu abrir terceiros turnos em suas fábricas em São Paulo, diante do crescimento da demanda nacional

Toyota estuda produzir carro elétrico no Brasil

O presidente da Toyota no Brasil, Rafael Chang, afirmou nesta quarta-feira que a montadora japonesa está estudando a possibilidade de produzir no país um veículo elétrico e que decidiu abrir terceiros turnos em suas fábricas em São Paulo, diante do crescimento da demanda nacional.

O executivo reuniu-se mais cedo com o presidente Michel Temer e afirmou a jornalistas que a empresa vai iniciar terceiro turno nas fábricas de Sorocaba e Porto Feliz (SP), algo que vai exigir a contratação de 1.570 funcionários no total, sendo 870 nas fábricas da montadora e cerca de 700 pelos fornecedores.

Com a abertura do novo turno, a produção de veículos da Toyota no Brasil vai subir de 108 mil para 160 mil unidades por ano, disse o executivo.

“O Brasil não pode ficar de fora das novas tecnologias”, disse Chang, acrescentando que a preparação pelo governo de uma nova política industrial com incentivos para o setor automotivo, chamada de Rota 2030, “vai dar segurança para investimentos e pesquisas especialmente nessa área (veículos elétricos)”.

Em março, o presidente-executivo da Toyota para a América Latina, Steve St. Angelo, afirmou que a massificação de veículos híbridos no Brasil pode se tornar uma realidade no Brasil se houver incentivo e apoio corretos por parte do governo e vários setores da indústria. A montadora anunciou na ocasião que estava fazendo testes de longa produção de um veículo híbrido Prius equipado com motor a combustão que além de gasolina aceita também etanol.