Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

TCS Brasil'16 avança na formatação de uma agenda proativa

As recentes reuniões realizadas pela Comissão Organizadora da Thermal Convertion Solutions 2016 - TCS Brasil'16-, que acontece de 1 a 3 de junho, em Foz do Iguaçu, têm sido bastante produtivas.

TCS Brasil'16 avança na formatação de uma agenda proativa

As recentes reuniões realizadas pela Comissão Organizadora da Thermal Convertion Solutions 2016 – TCS Brasil’16-, que acontece de 1 a 3 de junho, em Foz do Iguaçu, têm sido bastante produtivas no sentido de criar e consolidar uma agenda proativa em relação aos temas que serão discutidos na Conferência Internacional em Soluções de Conversão Térmica e Biogás.

Agenda Institucional

A apresentação da TCS Brasil’16 e do projeto Captura e Armazenamento de Carbono (CCS, na sigla em inglês) foi pauta da reunião realizada em Brasília com o secretário executivo do Ministério de Desenvolvimento de Indústria e Comércio (MDIC), Fernando Furlan. O projeto CCS foi criado pelo Instituto de Tecnologias Sustentáveis da Universidade de Illinois (USA) e financiado pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos (DOE). Ambas as instituições estarão presentes na TCS Brasil ‘16 para o lançamento oficial deste projeto no Brasil.

Na ocasião, foi discutida a Agenda Institucional, uma reunião a ser realizada antes do evento com o objetivo de criar e consolidar uma agenda proativa em relação aos temas que serão discutidos na conferência. O assunto principal desta reunião será a discussão das vantagens que os acordos bilaterais assinados entre Brasil e Estados Unidos em 2015 podem trazer aos setores presentes na TCS Brasil’16.

Participam desta Agenda Institucional, além do MDIC, os ministérios do Meio Ambiente, de Minas e Energia; das Cidades; de Ciência Tecnologia e Inovação; e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. Também participam o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), WorldBank, Department of Energy (USA), Illinois Sustainable Technology Center (ISTC) – University of Illinois at Urbana-Champaign,) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Audiência com o Governador do Paraná

O governador do Paraná, Beto Richa, recebeu a Comissão Organizadora da TCS Brasil’16 no Palácio Iguaçú, em Curitiba (PR). O objetivo da audiência foi apresentar o evento e convidar o governador a prestigiar a abertura da Conferência Internacional em Soluções de Conversão Térmica e Biogás. 

novas tecnologias permitem aos municípios se adequarem às exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos, utilizando o passivo ambiental existente como matéria-prima, sendo possível gerar energia de forma sustentável a partir desses resíduos.

Foi, também, apresentado ao governador Beto Richa o projeto americano de Captura e Armazenamento de Carbono (CCS), que conta com a participação de empresas e universidades dos Estados Unidos, Índia, China e agora do Brasil, onde é representado pelo Instituto de Tecnologia Aplicada e Qualificação –ITAQ, com sede em Curitiba/PR

ABIOGÁS Confirma sua Participação na TCS Brasil’16

O presidente do Conselho Administrativo da Associação Brasileira de Biogás e Biometano (ABiogás), Cicero Bley, foi confirmado como palestrante da Conferência Internacional em Soluções de Conversão Térmica e Biogás.   A consolidação da participação aconteceu durante a reunião do Conselho da ABiogás, em São Paulo (SP).

Cicero Bley foi superintendente de Energias Renováveis da Itaipu Binacional, presidente do Centro Internacional de Energias Renováveis – Biogás (CIBiogás) e é representante do Brasil na International Energy Agency – Task Force Biogas. Engenheiro agrônomo graduado pela Universidade Federal do Paraná, Bley é consultor em Meio Ambiente e autor do livro “Biogás – a Energia Invisível”.