Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Projeto

Suecos criam máquina solar capaz de purificar 600 litros de água/hora

O sistema elimina bactérias, vírus, amebas e parasitas e é ideal para ser aplicado em locais que não têm saneamento

Suecos criam máquina solar capaz de purificar 600 litros de água/hora

O desejo de encontrar soluções sustentáveis para o problema da falta de água potável – que chega a assolar um bilhão de pessoas neste planeta – é o que move o casal de empreendedores suecos Annika Johansson e Greger Nilsson. Juntos, eles criaram o kit de purificação de água Greenwater, que conta com uma combinação de tecnologias: luz ultravioleta (UV) e energia solar.

O sistema de purificação da Greenwater elimina da água as bactérias patogênicas, vírus, amebas e parasitas, inclusive bactérias resistentes ao cloro, de maneira sustentável. O sistema tem capacidade para filtrar 600 litros por hora, o que equivale a um consumo diário, em média, de 80 pessoas.

Carregado por energia solar, o kit dispensa o uso da eletricidade vinda da rede, facilitando sua aplicação em regiões com pouca infraestrutura, sem acesso à energia elétrica. Além disso, o equipamento é portátil, tornando o transporte muito mais simples.

“As soluções da Greenwater podem ser aplicadas em diversos contextos: de situac¸o~es cri´ticas, como cata´strofes, em que a infraestrutura de uma regia~o e´ devastada, na~o restando qualquer possibilidade de acesso a’ a´gua pota´vel, passando por pai´ses ou comunidades carentes de um sistema de a´gua e esgoto, ate´ empresas que estejam em busca de soluc¸o~es sustenta´veis e inovadoras para o tratamento, seja para a entrada (input) ou para a sai´da (output), da a´gua”, explica Greger Nilsson, responsável pela área de desenvolvimento.