Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Aplicativo

Startup cria "Waze" da agricultura

Aplicativo Agra faz testes com produtores de seis estados antes de lançar lançar neste ano rede social de agricultores que centraliza informações importantes do agronegócio

Uma empresa sediada em São Paulo promete lançar no mercado ainda neste ano o Agra, uma ferramenta que promete ser o “Waze” da agricultura. O Waze é um aplicativo de celular que permite motoristas trocarem informações para escolher melhores rotas, economizar na hora de abastecer, entre outros benefícios. O Agra tem um princípio parecido, com a diferença que além de propiciar um ambiente de troca de informações entre produtores rurais, o serviço também pretende centralizar informações importantes na tela dos smartphones. A ferramenta ainda não está disponível para download, mas deve ser lançada no segundo semestre.

Maikon Schiess, CEO da Agra, conta que a ideia é permitir que os próprios agricultores troquem informações sobre pragas e doenças nas propriedades, além de outros assuntos. Alguns dias para o combate de um problema do tipo em lavouras pode ser decisivo para uma quebra parcial ou total no campo. “Se os vizinhos souberem que tem aquele perigo rondando a região, os produtores podem se prevenir e evitar problemas maiores”, relata.

Outra função do Agra é sistematizar a grande quantidade de informações disponíveis na internet em um único sistema. Assim, os agricultores são capazes de obter dados personalizados para cada região de como estão condições meteorológicas, previsões de mercado, custo de produção entre outros. “O grande banco de dados informa para ele o que está acontecendo em cada área da propriedade e qual o melhor momento para começar determinadas atividades”, explica. Ele exemplifica que se o produtor pretende plantar em um determinado dia e há previsão de chuva, o usuário do software será avisado com antecedência para mudar os planos.

Serviço
Para mais informações, acesse o site http://www.agra.ag/