Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

P&D

Startup brasileira desenvolve tecnologia voltada para energia das marés

A tecnologia funciona através de um módulo que flutua em alto-mar.

No Brasil, uma startup carioca já está de olho em uma fatia do mercado de energia renovável ainda pouco explorada: a energia das marés. A SeaHorse desenvolveu uma tecnologia capaz de converter ondas do mar em energia elétrica. Esse tipo de fonte de energia ainda recebe pouca atenção, mas a Sea Horse promete um produto renovável e de baixo custo.

A tecnologia funciona através de um módulo que flutua em alto-mar. A movimentação das ondas aciona um mecanismo de pressurização da água dentro do módulo que transforma o movimento das ondas em energia elétrica.

O projeto é financiado pelo Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e está sendo aprimorado na região da Ilha Rasa, a 14 quilômetros de Copacabana. A previsão é de que a startup receba até o final da pesquisa cerca de R$ 13 milhões da Eletrobras Furnas para viabilizar o projeto.

A SeaHorse é uma das 31 startups da Incubadora da Coppe/UFRJ, localizada no Parque Tecnológico da Universidade, que conta também com outras 24 empresas de vários portes.