Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Pesquisa e Desenvolvimento

Senai-SP e BioBrasil fazem parceria para apoio à indústria de biotecnologia

Acordo inclui a oferta de cursos na área nas escolas da rede, além de consultoria e da criação de um centro de pesquisa em São Paulo.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP) e o Comitê da Cadeia Produtiva da Bioindústria da Fiesp (BioBrasil) fecharam uma parceria para atender às necessidades da indústria de biotecnologia. Estão previstas ações como a oferta de cursos na área nas escolas da rede, o compartilhamento de laboratórios e até a criação de um centro de pesquisa em São Paulo.

“Vamos prestar serviços para a indústria: oferecer cursos de formação na área, consultorias e pesquisas”, explica o gerente de Inovação e de Tecnologia do Senai-SP, Osvaldo Maia. “Estamos voltados para trabalhar com a chamada bioeconomia, com a economia sustentável: São Paulo concentra 40% da indústria de biotecnologia do Brasil”.

Nessa linha, está programada ainda uma parceria com o Instituto Butantan para a formação de profissionais e uso dos laboratórios pelos estudantes do Senai-SP.

Dentro do acordo com o BioBrasil, o Senai-SP vai criar um grupo de trabalho com membros da indústria, da sociedade e de universidades no sentido de definir “o perfil do profissional técnico em biotecnologia”.

Coordenador adjunto do BioBrasil, Eduardo Giacomazzi destaca que é preciso dar uma resposta à carência de recursos humanos, de formação especializada na área. “Precisamos investir numa indústria que está se formando rapidamente e que precisa de profissionais qualificados”, diz. “O apoio do Senai-SP é o melhor caminho para chegarmos a essa nova era”.

Segundo Giacomazzi, também há demanda por trabalhadores que entendam de processos regulatórios. “Alguns segmentos são mais regulados que os outros”.

Para o coordenador do BioBrasil, Ruy Baumer, é preciso levar a ciência aplicada até a indústria. “É o que vamos fazer a partir dessa parceria com o Senai-SP”.

Serviços especializados 

Já o centro de biotecnologia previsto será construído na capital paulista, no bairro do Bom Retiro, na região central, numa área de 8 mil metros quadrados. No local, serão oferecidos serviços especializados de pesquisa, além de formação profissional.