Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Intersolar

São Paulo sedia o maior evento da América Latina para o setor solar

A Intersolar South America 2019 apresentará as principais novidades em tecnologias de produção fotovoltaica, de armazenamento de energia e de sistemas termossolares

São Paulo sedia o maior evento da América Latina para o setor solar

Entre os dias 27 e 29 de agosto, São Paulo vai sediar a Intersolar South America, maior feira e congresso da América Latina voltado ao setor deenergia solar. O evento vai reunir empresários, profissionais, acadêmicos e representantes do poder público para discutir tendências, realizar negócios e trocar conhecimentos sobre o desenvolvimento de geração e produção fotovoltaicas e tecnologias termossolares. 

Ao longo dos três dias de evento, a Intersolar será palco das principais discussões em termos de desenvolvimento do setor e da geração de negócios. Além da área de exposição, o congresso contará com especialistas renomados para abordar os principais assuntos e novidades do setor. Este ano, serão realizados no mesmo espaço outros três eventos paralelos: a Electrical Energy Storage (ees) – inovações e programas de armazenamento de energia elétrica; EM Power e a Eletrotec – Feira de Infraestrutura Elétrica.

Assim como nas edições anteriores, os visitantes encontrarão as principais empresas que atuam nos segmentos fotovoltaico e termossolar, de células e módulos FV, equilíbrio de sistemas, componentes, rastreamento, até aplicações e distribuidores.

De acordo com Mônica Carpenter, diretora da Aranda Eventos, empresa co-organizadora da Intersolar South America, o evento traz a oportunidade de discussões relevantes sobre os avanços do mercado brasileiro de energia solar. “O Brasil está no mapa dos países mais promissores no segmento de geração de energia solar e a feira é um catalisador das oportunidades desse setor, buscando promover o desenvolvimento e a competitividade”, afirma Mônica.

Mercado

O Brasil acaba de superar a marca de 2.000 megawatts (MW) de potência operacional em sistemas de geração centralizada solar fotovoltaica, ou seja, usinas de grande porte, conectadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN), que é o sistema de produção e transmissão deenergia elétrica no Brasil.

Segundo mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), a fonte solar fotovoltaica, baseada na conversão direta da radiação solar em energia elétrica de forma renovável, limpa, sustentável e cada vez mais competitiva, atingiu um total de 2.056 MW de potência instalada operacional, o equivalente a 1,2% da matriz elétrica do país.

O Brasil possui hoje usinas solares fotovoltaicas de grande porte operando em nove estados nas regiões Nordeste, Sudeste e Norte do País, com destaque para Bahia, Minas Gerais e Piauí. Além disso, outra visão interessante desse mercado são os interessados em adquirir equipamentos de geração fotovoltaica em telhados. Houve uma procura por consumidores da classe C por esse tipo de serviço, principalmente pelo aumento nas tarifas de energia nos últimos anos.

De acordo com a Greener, empresa de pesquisa e consultoria, a queda nos preços de instalação e manutenção pode ter sido um diferencial. Para efeito de comparação, um sistema residencial de 4 quilowatts (kW) de capacidade, custava cerca de R$ 33 mil, em 2016. Ano passado esse valor foi bem menor, R$ 22 mil. A perspectiva é de mais queda para os próximos anos.

Eventos simultâneos

Paralelamente ao evento principal, visando a interação dos setores de energia solar, programas de armazenamento deenergia elétrica e infraestrutura, serão realizados mais três eventos: a Electrical Energy Storage (ees), Eletrotec e a EM Power.

A ees South America será o ponto de encontro para fornecedores, fabricantes, distribuidoras e usuários de soluções móveis e fixas de armazenamento de energia elétrica. Durante o evento, serão apresentadas soluções para sistemas energéticos com fontes renováveis de energia, além de tecnologias inovadoras de baterias e armazenamento de energia, desde componentes e produção até aplicações para usuários específicos. 

O mercado de sistemas de armazenamento tem grande potencial para domicílios, redes ou para sistemas de armazenamento em larga escala de uso comercial ou industrial. De acordo com especialistas, a previsão que esse mercado valerá bilhões de dólares dentro de alguns anos, pois os sistemas de armazenamento são mais rentáveis em países com condições favoráveis de auto-consumo.

Voltada para consultores, prestadores de serviços e empresários do setor de infraestrutura e instalações elétricas, a Eletrotec 2019 vai apresentar os principais avanços tecnológicos das áreas de infraestrutura de distribuição de energia elétrica, instalações de TI e Telecom, redes de distribuição aérea e subterrânea, subestações transformadoras, iluminação pública, instalações prediais e industriais, entre outros.

Trata-se da principal feira do setor, enfocando tanto tecnologias para distribuição de energia elétrica quanto serviços e soluções informáticas para gestão de energia aos níveis de rede, de serviços públicos e de edificações. Além disso, em paralelo a feira, no congresso será discutida os principais temas do mercado, novidades e novas tecnologias.

Por sua vez, a Power 2 Drive vai destacar a importância dos carros elétricos para a matriz energética (muitos já são usados com uma espécie de gerador elétrico) e como o transporte do futuro. Trata–se de um espaço para apresentar veículos elétricos (carros, motos e veículos comerciais), suas unidades de alimentação inovadoras, soluções de infraestrutura de carregamento, conceitos de bateria e modelos de negócios para uma mobilidade sustentável.

As energias renováveis e a mobilidade fazem uma combinação ideal. Por isso, o tema vem recebendo cada vez mais atenção de expositores e visitantes, além do destaque na programação da Intersolar. O evento, que tem o apoio da  Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), visa incentivar o desenvolvimento e utilização de veículos elétricos.

Na Intersolar 2019, a expectativa é receber mais de 20.000 visitantes e mais de 1.500 congressistas. Além disso, cerca de 260 expositores já confirmaram participação e poderão mostrar seus produtos e novas tendências do mercado, representando um aumento de 40% sobre os últimos dois anos.