Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Levantamento

São Paulo registra aumento de 4% no consumo de gás natural canalizado em abril

Crescimento do consumo ocorre apesar do setor de termogeração não ter operado no mês de abril

São Paulo registra aumento de 4% no consumo de gás natural canalizado em abril

A Secretaria de Energia e Mineração do Estado de São Paulo monitora, mensalmente, a produção e consumo de gás natural no Estado e divulgou o balanço do mês de abril, que apresenta aumento de 4%, atingindo 405 milhões de metros cúbicos (m³), contra 389 milhões de m³ no mesmo período do ano anterior.
 
“Com a volta do período chuvoso e os reservatórios cheios novamente, as hidrelétricas passaram a funcionar normalmente fazendo com que as termoelétricas fossem desligadas. Além disso, a ampliação das redes de distribuição de gás natural acrescentaram mais consumidores residenciais ao sistema, o que fez o consumo nessa classe aumentar”, explica o secretário de Energia e Mineração do Estado de São Paulo, João Carlos Meirelles.
 
O maior aumento de consumo de gás natural verificado no período no Estado foi no setor residencial, correspondente a um acréscimo de 14,0% sobre o mesmo período de 2016. Responsável por 4,9% do total utilizado, registrou um consumo de 20 milhões de m³.
 
O setor de cogeração, responsável por uma participação de 5,6% do total, apresentou um consumo de 22,6 milhões de m³ indicando um acréscimo de 6,4% sobre o mesmo período do ano anterior.
 
O setor comercial registrou o terceiro maior aumento de consumo, indicando um acréscimo de 6,1 % em relação a abril de 2016. Apresentou um consumo de 12,2 milhões de m³, sendo responsável por 3% do mercado total de gás paulista.
 
Já o setor o setor industrial, responsável por 81,7% do consumo total de gás canalizado no Estado, consumiu em abril 331 milhões de m³, indicando um acréscimo de 4,8% em relação ao mesmo mês do ano anterior. 
 
E o setor automotivo, responsável por aproximadamente 4,7% do total, consumiu 19 milhões de m³ em abril, correspondente a um acréscimo de 3,5% em relação ao mesmo mês do ano anterior.
 
Em abril de 2016 o setor de termogeração consumiu 4,6 milhões de m³ e neste mês de abril não houve geração termoelétrica.
As principais informações sobre consumo de energia no Estado podem ser acessadas na ferramenta chamada Dados Energéticos, no site da Secretaria de Energia e Mineração disponível no endereço  www.energia.sp.gov.br